Saúde em destaque no NAP: faça o curso de Atuação da Enfermagem nas Ostomias e Endoscopias Digestivas

O aperfeiçoamento será realizado nos dias 28/11 e 05/12

20 de Novembro de 2020 - 15:25

O NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional) está com vagas abertas para o curso de "Atuação da Enfermagem nas Ostomias e Endoscopias Digestivas". O público alvo compreende profissionais da área de enfermagem que buscam aprofundar seus conhecimentos na área de ostomias: gastrostomia; ileostomias; colostomia; e urostomias. 

As aulas estão previstas para ocorrerem nos sábados, 28 de novembro e 05 de dezembro, das 8h às 17h30, perfazendo um total de 16 horas. As professoras convidada são as especialistas Andressa Morth Lau Piva, Sonia Bressiani Solek e Andressa Nogueira. São 30 vagas e o investimento fica na casa dos R$ 240,00 para acadêmicos e egressos FAG/Dom Bosco e R$ 270,00 para a comunidade externa. Os valores podem ser parcelados em até 3x nos cartões. 


Os objetivos da profissionalização são:

- Proporcionar conhecimento sobre a atuação do enfermeiro; 

- Oportunizar o conhecimento relacionado aos aspectos legais sobre o funcionamento do Serviço de Endoscopia, tipos de endoscópios, limpeza e desinfecção dos equipamentos; 

- Conhecer sobre gerenciamento de equipe de enfermagem em endoscopia e Gerenciamento de materiais e equipamentos; 

- Proporcionar o conhecimento para atuarem em casos de Urgência e Emergência em Serviço de Endoscopia, bem como orientações sobre o preparo para exames endoscópicos e a assistência de enfermagem no Pré, Trans e Pós exames endoscópicos;

- Proporcionar conhecimento sobre estomias de eliminação e quanto aos cuidados prestados a pessoa estomizada; - Identificar os tipos de estomias de eliminação; 

- Identificar as principais causas das estomias e suas complicações;

- Prestar assistência de enfermagem embasada em conhecimentos teóricos e práticos de forma sistematizada à pessoa estomizada.


Temas abordados:

Módulo 1: Conceito de estomia; Colostomia; Ileostomia Urostomia Principais complicações; Diagnósticos e Intervenções de enfermagem; Orientações a pessoa estomizada;Dispositivos e adjuvantes disponíveis no mercado; Portaria n°400, 16 de novembro de 2009.

Módulo 2: Anatomia do Aparelho Digestivo; Aspectos Históricos da Endoscopia Tipos de equipamentos endoscópicos; Assistência de Enfermagem no Pré Trans e Pós - exames endoscópicos (urgências e emergência em Serviço de Endoscopia/formas de energia); Exames endoscópicos Alto : diagnósticos e terapêuticos.

Módulo 3: Preparos para exames; Remoção de fecaloma; Exames endoscópicos Baixo: diagnósticos e terapêuticos; Aspectos legais para funcionamento Serviço de Endoscopia: Qualidade em Endoscopia, Gerenciamento de materiais e equipamentos; Central de material: limpeza e desinfecção dos equipamentos endoscópicos e acessórios.


Se inscreva

Para mais informações, a Coordenação de Pós-Graduação e o NAP estão à disposição pelos telefones: (45) 3321-3964 e (45) 3321-3756, WhatsApp: (45) 98426-8380, também pelo e-mail: [email protected] e pessoalmente no térreo do Bloco 4, da FAG Cascavel. As matrículas do curso podem ser feitas clicando aqui.


A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.