CURSOS
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LETRAS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
PEDAGOGIA
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TECNOLOGIA EM MARKETING
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
SISTEMAS PARA INTERNET

ADMINISTRAÇÃO

Curso
No curso de Administração você desenvolverá competências para atuar em diversos ambientes organizacionais. Criará habilidades de negociação, decisão, liderança e criatividade para o trabalho individual e em equipe. Em Administração, no Centro Universitário FAG, você se tornará um profissional capaz em planejamento e execução de ações que visem aproveitar ao máximo os recursos financeiros, humanos e materiais.

Perfil Profissional
O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, ou privada, com ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da definição de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

Campo de atuação
O campo de atuação do administrador é bastante amplo. Como principais áreas, pode atuar na administração de empresas, administração esportiva, administração financeira, administração hoteleira, administração hospitalar, administração de produção, administração de recursos humanos, administração do terceiro setor, comércio exterior, controladoria, empreendedorismo, gestão ambiental, gestão de qualidade, logística, marketing, peritagem, sistemas de informação e vendas.

Matriz Curricular




TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Curso
Curso em que você aprende a solucionar problemas reais e também conta com a participação no mercado de TI. O curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro FAG capacita você a criar aplicações WEB e Mobile aprender/aprofundar seus conhecimentos em Modelagem de Sistemas, bem como, no suporte à área de negócios, geração de informação, criação de aplicações sob medida, integração de sistemas, além de colocar em prática novas tecnologias.

Perfil profissional
O tecnólogo com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares para ampliar a capacidade dos recursos do equipamento. Ele implanta e desenvolve banco de dados. Conhece a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos, e precisa se manter muito atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação.

Campo de atuação
Prestação de serviços, Analista de suporte, Análise de sistemas, Desenvolvimento de sistemas à web.

Matriz Curricular

ECONOMIA


Curso

O economista estuda a produção e a distribuição de bens e serviços na sociedade em geral, entre os indivíduos, empresas ou nações. Ele se dedica tanto a grandes questões, nacionais ou mundiais, quanto a problemas de pequenas empresas ou investidores individuais. O curso de Ciências Econômicas oferecido pelo Centro Universitário FAG conta com disciplinas de matemática financeira e estatística – que é a aplicação dos conceitos de estatística à análise de dados econômicos, apresenta conteúdos que ensinam a entender as correntes do pensamento econômico e a evolução econômica, social e histórica brasileira e internacional. Estudos relativos à Contabilidade e direito também fazem parte da grade curricular.

Perfil profissional
Conhecedor do cenário econômico, elabora relatórios e pareceres analisando a situação atual e faz projeções para o futuro. Ajuda a construir, a ampliar e a preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em empresas do comércio, de serviços, da indústria ou do setor financeiro. Graças a essa versatilidade, encontra trabalho em entidades privadas, institutos e órgãos municipais, estaduais e federais. Pode atuar, ainda, como consultor autônomo.

Campo de atuação
Comércio internacional, Economia agroindustrial, Economia ambiental, Mediação e arbitragem, Mercado financeiro, Perícia, Pesquisa, Planejamento estratégico e Políticas públicas.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS


Curso
O curso de Jogos Digitais alia conhecimentos de desenho e informática. Nele o acadêmico desenvolve habilidades na área de criação, roteirização e animação de jogos. curso superior de tecnologia em Jogos Digitais do Centro FAG visa formar um profissional dinâmico e “antenado” às novas tecnologias, portanto, preparado para as rápidas e constantes mudanças que ocorrem nessa área.

Perfil profissional
O Tecnólogo em Jogos Digitais é um profissional atuante no segmento de entretenimento digital, no desenvolvimento de jogos. Sempre atento às mudanças de mercado e da tecnologia, o profissional de jogos possui habilidade de trabalho em equipe, boa capacidade de comunicação, criatividade, além de ser flexível e aberto a criticas.

Campo de atuação
As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos é muito ampla, podendo o egresso atuar em agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de jogos digitais, instituições educacionais, produtoras de websites, veículos de comunicação em geral entre outros.

Matriz Curricular

LETRAS


Curso
Análise literária, produção de textos ocupam boa parte da carga horária. Entre as matérias teóricas estão teoria literária, semântica e fonologia, além de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira.

Perfil
O Licenciado em Letras - Língua Portuguesa - atua no ensino e na pesquisa na área de linguagem, especificamente no estudo da Língua Portuguesa, compreendendo a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa Vernácula do Brasil e as literaturas em Língua Portuguesa. Ele deve ser apto para trabalhar com produção, revisão e edição de textos. Deve dominar a linguagem oral e a escrita e ter facilidade para se comunicar, além de saber lidar com ferramentas e com práticas pedagógicas que permitam ensinar conteúdos para os Ensinos Fundamental e Médio.

Campo de atuação
O Licenciado em Letras - Língua Portuguesa - pode atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas e privadas, editoras, meios de comunicação, consultorias, empresas de eventos, embaixadas, assessorias de comunicação, organizações governamentais e não governamentais.

Matriz Curricular

GEOGRAFIA

Curso
O curso de licenciatura em Geografia do Centro Universitário FAG prepara profissionais para atuar no ensino fundamental e no ensino médio. O especialista pode atuar em outras áreas da educação, como na assessoria de projetos interdisciplinares, na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável. Pode atuar em estudos e pesquisas para fins de gestão e organização do espaço geográfico, na elaboração de mapas temáticos com o uso de geotecnologias e na coordenação de projetos pedagógicos e extensão comunitária.

Perfil
O profissional formado neste curso deve, além de dominar as técnicas específicas da Geografia, possuir um referencial teórico-pedagógico para que possa lidar com instrumentais cognitivos e realizar leituras didático-pedagógicas sempre contextualizadas. Precisa saber teorizar as diferenças, valorizando as singularidades, tanto dos atores humanos como dos lugares, sabendo avaliar com respeitabilidade as interações homem-natureza.

Campo de atuação
O curso de Licenciatura em Geografia da FAG forma professores para ministrar aulas nas séries finais dos ensinos fundamental e médio. O licenciado em geografia também realiza assessoria pedagógica, desenvolve projetos de pesquisa em educação, ensino da geografia e educação brasileira.

Matriz Curricular

HISTÓRIA

Curso
O curso de licenciatura em História do Centro FAG é voltado para a preparação do acadêmico como futuro professor, com disciplinas específicas no assunto como História da Arte, História Política e Econômica e disciplinas voltadas para a prática do ensino como Didática,Psicologia da Educação, entre outras.

Perfil
O Licenciado em História é o profissional que exerce o ofício de professor de História, sem abdicar, no entanto, do seu papel de pesquisador: leciona as disciplinas históricas na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), nas suas diversas modalidades (Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Especial e Educação a Distância). Realiza pesquisas e investigações na área do ensino e aprendizagem histórica, escreve e produz livros e materiais didáticos, presta serviços de consultoria e assessoria a entidades públicas e privadas nos setores educacionais, científicos e culturais.

Campo de atuação
O Licenciado em História pode atuar em instituições de ensino públicas e privadas de educação fundamental e média; órgãos públicos, privados e organizações não governamentais ligadas à ciência, educação e cultura.

Matriz Curricular

PEDAGOGIA

Curso
No curso de Pedagogia do Centro FAG, você estudará planejamento, coordenação e processos avaliativos dentro de instituições escolares e não escolares. Desde o início do curso, atividades teóricas e práticas vão lhe preparar da melhor forma para atuar como pedagogo.

Perfil
O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação.

Campo de atuação
O licenciado em Pedagogia tem dois grandes campos de atuação: a administração escolar e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar escolas, orientar professores e alunos e dar aulas para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Em órgãos governamentais, o pedagogo estabelece e fiscaliza o cumprimento da legislação de ensino. Além disso, está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e com a educação a distância.

Matriz Curricular

SISTEMAS PARA INTERNET

Curso
O curso de Sistemas para Internet do Centro Universitário FAG forma profissionais capacitados a desenvolver, a implantar e administrar Sistemas para Internet, além de configurar equipamentos, softwares e servidores. O profissional de sistemas constrói e gerencia banco de dados.

Perfil
O egresso do curso de Sistemas para Internet possui raciocínio lógico apurado, é um profissional sedento por conhecimento e curioso. Para o exercício da profissão, é imprescindível que o profissional tenha concentração, seja disciplinado, paciente e persistente.

Campo de atuação
O tecnólogo em Sistemas para Internet pode atuar em grandes corporações, um profissional desta área também tem seu espaço no meio acadêmico, entre outas áreas.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Curso
O curso traz disciplinas como educação ambiental, saneamento e planejamento urbano. O aluno aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para recuperar ambientes degradados.

Perfil profissional
Planeja, gerencia e executa atividades de diagnóstico, proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas. Coordena equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental. Elabora, implanta, acompanha e avalia políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Campo de atuação
Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar. Organizações não governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

Curso
O curso de Gestão de Cooperativas do Centro Universitário FAG prepara o acadêmico para gerenciar as atividades de cooperativas e seus negócios. O Cooperativismo possui princípios filosóficos. O principio de Gestão de Cooperativas implementa conceitos e práticas fundamentais, voltados para a implementação e gerenciamento dos diversos setores de uma cooperativa.

Perfil
O tecnólogo em Gestão de Cooperativas estará apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área do cooperativismo, aplicando a tecnologia para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais do cooperativismo, voltados à implementação e gerenciamento dos diversos setores de uma cooperativa.

Campo de atuação
O profissional em Gestão de Cooperativas pode atuar em vários setores, entre eles realizando projetos para cooperativas, administrando ou até prestando consultoria na implantação de cooperativas de qualquer ramo ou atividade.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH

Curso
O curso oferecido pelo Centro FAG estuda o desenvolvimento e Gestão de Pessoas, bem como saúde e segurança do trabalho, legislação trabalhista, relações de trabalho e negociação de conflitos, além de conhecimentos de Contabilidade e Cálculos Previdenciários, que também fazem parte da matriz curricular.

Perfil
Desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal. Participa, ainda, da execução da política salarial da organização. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionai se gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Também planeja programas que visem à melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Cabe ao profissional à avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

Campo de atuação
O profissional de Gestão de Recursos Humanos se torna essencial no dia a dia de uma empresa, atuando no gerenciamento relacionado à parte burocrática do relacionamento dos sindicatos e dos novos funcionários. Administra a folha de pagamento, analisa estratégias institucionais realiza treinamentos, recrutamento e seleção, assessoria empresarial e consultoria técnica.

Matriz Curricular




TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

Curso
No curso de Gestão de Turismo oferecido pelo Centro FAG, o acadêmico terá contato com as disciplinas que predominam o curso, sendo elas: Fundamentos do Turismo, Marketing, Meios de Hospedagem, Gastronomia e Turismo.

Perfil
Responsável por algumas das tarefas mais importantes dos negócios turísticos, como planejar, organizar e administrar estabelecimentos e serviços ligados ao turismo.

Campo de atuação
Promoção, criação e desenvolvimento da área turística, departamentos de administração, recepção, marketing, planejamento, vendas, finanças e compras de empresas turísticas (públicas ou privadas, hotéis, pousadas, resorts, agências e casas de turismo, parques temáticos e gestão de eventos.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Curso
O Gestor Financeiro trabalha com o planejamento financeiro de uma empresa, na organização, na captação e na aplicação de recursos. O curso de Gestão Financeira oferecido pelo Centro FAG lida com conteúdos como empreendedorismo e criação de novas empresas, contabilidade, gestão financeira, gestão de custos. A matriz curricular ainda contempla aulas de Legislação Tributária, Ética, Responsabilidade Social, Análise de Crédito e Mercado Financeiro e de Capitais.

Perfil
É responsabilidade do tecnólogo em Gestão Financeira analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Ele analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Pode trabalhar no departamento financeiro de empresas de todos os portes e ramos, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores mobiliários ou organizações do terceiro setor. Atua, ainda, como autônomo, prestando consultoria.

Campo de atuação
Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, Empresas em geral (indústria, comércio e serviços), Instituições financeiras, Órgãos públicos, Institutos e Centros de Pesquisa, Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.


Matriz Curricular


CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Curso
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O curso de Ciências Contábeis do Centro FAG trata de conhecimentos de formação básica, como sociologia, português, economia, direito e administração, além de conteúdos voltados para a formação técnica e gerencial, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Aborda também as áreas de legislação comercial e planejamento tributário. Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Perfil
O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento.

Campo de atuação
Em uma empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. Realiza auditorias, contabilidade gerencial, controle e perícia e ensino.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

Curso
A Gestão Hospitalar envolve o gerenciamento de sistemas de saúde, seus processos, pessoas, materiais e equipamentos. A função pode incluir também o planejamento e controle de compras e custos, a supervisão de contratos e convênios, diagnósticos para solução de problemas técnico-administrativos e o desenvolvimento, inovação e aplicação de processos nessas unidades. O curso oferecido pelo Centro FAG lida com conteúdos que envolvem empreendedorismo, administração de recursos humanos, saúde pública e planos de saúde, biossegurança, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho

Perfil
O profissional necessita ter pensamento estratégico, capacidade de identificar e solucionar problemas, tomar decisões, introduzir e aprimorar processos, atuar com criatividade, consciência e postura diante de determinadas situações, habilidade de negociação, boa comunicação, planejar, gerenciar pessoas, organizar e controlar custos, compras e logística.

Campo de atuação
Hospitais públicos ou privados, Laboratórios clínicos, Clínicas e policlínicas de saúde, Clínicas de reabilitação, Clínicas de estética, Casas de repouso, Centros de hematologia/hemoterapia, Prontos-socorros, Centros de atenção psicossocial, Maternidades, Unidades Básicas de Atenção à Saúde, e Empresas que prestam consultoria na área da saúde.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Curso
O curso superior de tecnologia em Gestão Comercial forma profissionais que tem como responsabilidade trazer resultados mais rentáveis e produtivos à empresa através do planejamento da venda de seus produtos ou serviços. Envolve estudos de: economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação e ética, entre outros.

Perfil
O tecnólogo em Gestão Comercial deve gerenciar equipes, fidelizar clientes, gerir as finanças do comércio, definir estratégias de marketing e de preços. Sua participação em relação ao produto e ao mercado é fundamental para que a empresa atue com eficiência no âmbito do comércio das cidades.

Campo de atuação
O graduado em gestão comercial pode atuar dentro de variadas funções como: vendedor, representante comercial, gerente comercial, diretor comercial, analista comercial, assistente de vendas e supervisor de vendas. Outra oportunidade é investir na carreira como autônomo ou na criação de sua própria empresa de representação. Neste formato o profissional de gestão comercial pode prestar consultoria para outros comércios ou mesmo gerenciar seu próprio negócio.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Curso
O principal objetivo do Centro FAG é formar profissionais qualificados. Por isso, o nosso curso de Logística lida com conteúdos de empreendedorismo, logística empresarial, administração da produção, gestão de custos, estratégia de qualidade, além, de gerenciamento de transportes e frotas.

Perfil
O profissional avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, buscando economia, rapidez e segurança. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e recebimento de mercadorias e define o meio de transporte e rota a serem adotados. Faz o cálculo do frete e escolhe a embalagem para o produto. Além de fazer o acompanhamento de pedidos, ele controla os estoques.

Campo de atuação
O tecnólogo em logística poderá trabalhar em fábricas, portos, aeroportos, empresa de transporte, atacadistas e varejistas, em empresas públicas ou privadas, elaborando laudos e projetos, controle de armazenagem, compras, expedição, gestão e transporte.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM MARKETING

Curso
Durante o curso o acadêmico faz uso de todas as ferramentas necessárias a um bom desempenho em seus respectivos campos de atuação. O curso oferece suporte técnico ao graduando para atuar plenamente no planejamento, organização, supervisão, gerenciamento e direção, atendendo aos dois aspectos fundamentais: asatisfação do cliente e as expectativas da empresa. O aluno recebe, além de informações básicas, conteúdos relativos à propaganda, marketing, promoção e vendas, pesquisa mercadológica, marketing digital e novas mídias, branding, entre outros.

Perfil
O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Também delineia e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma determinada marca, bem como construir e manter a boa imagem do produto. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto.

Campo de atuação
O profissional de Marketing pode trabalhar na área em grandes empresas, como consultor de negócios, ou atuar em institutos de pesquisa e órgãos públicos, realização a gestão de comunicação corporativa, desenvolvimento do produto, gerência do produto, merchandising, pesquisa e planejamento estratégico.

Matriz Curricular

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Curso
O curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais oferecido pelo Centro FAG tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão de processos, por meio de ferramentas direcionadas à operação das atividades e organizações, de modo a estabelecer um processo produtivo.

Perfil
O profissional necessita planejar estrategicamente projetos e intervenções. Pesquisar, analisar, estudar, interpretar, implementar, controlar e gerenciar. Além de tomar decisões e estabelecer as prioridades na gestão de empresas; detectar oportunidade de negócio, avaliar e decidir sobre projetos inovadores, elaborar planos de negócio, saber liderar uma equipe, recrutar e gerenciar.

Campo de atuação
Processos Gerenciais, Área Administrativa, Marketing, Gestão Financeira e Recursos Humanos.

Matriz Curricular