X
USUÁRIO

SENHA

AGUARDE


Primeiro Acesso ao Sagres?
Clique aqui.


BIBLIOTECA




Missão
A missão da biblioteca é ser a extensão de sala de aula organizando, preservando e disseminando a informação para a produção do conhecimento, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG .

Objetivo
A biblioteca da Fag tem como objetivo ser reconhecida como agente mediador no processo ensino/aprendizagem, propiciando através de seus recursos profundos conhecimentos aos docentes, discentes e comunidade em geral, tornando-se referência como uma Unidade de Informação atualizada e comprometida na formação de agentes realizadores.


Espaço Físico
A Biblioteca da FAG/Dom Bosco está instalada em uma área de 1500m², no piso térreo, no prédio da Reitoria e está dividida em quatro setores básicos:

1) Acervo: formado por cerca de 79.000 exemplares e 20.000 títulos, devidamente catalogados e organizados em estantes;

2) Computadores: a biblioteca dispõe bancadas individuais com 10 computadores conectados à Internet, nos quais os usuários podem, gratuitamente, realizar pesquisas e digitar trabalhos.

3) Saguão de estudos: possui 47 mesas distribuídas no saguão de leitura, destinadas ao estudo e geral.

4) Salas de Estudo Individual.











Funcionamento
Nossa Biblioteca está aberta a toda a comunidade. Nela, os usuários podem efetuar consultas locais a todo o acervo. O acesso é livre para escolher o material na estante e manuseá-lo.

Alunos, professores e funcionários, além de efetuar pesquisa local, podem emprestar livros. Para isso, é necessário apresentar a Carteira Acadêmica (Alunos) ou o Crachá de Identificação (professores e funcionários).

Todas as obras com mais de um exemplar são passíveis de empréstimo. A biblioteca conta com iluminação adequada e sistema antifurto. Cada estante que acomoda o acervo é devidamente identificada para uma melhor localização das obras.

O catálogo da Biblioteca da FAG/Dom Bosco encontra-se disponível em nosso site, no qual os usuários podem consultar os títulos existentes, verificar quais estão disponíveis e reservá-los online. Há também a possibilidade de consultar o catálogo em três terminais físicos, nos quais os usuários podem efetuar consultas ao acervo, reservas e renovações de livros já emprestados, ou se preferir, pode solicitar auxílio aos colaboradores que se encontram no recinto.

Nosso acervo é constantemente atualizado por meio de novas aquisições de livros e periódicos, com a finalidade de atender a demanda dos cursos já em funcionamento e também para auxiliar na autorização de novos cursos.

As obras são catalogadas por áreas específicas do conhecimento. E nosso acervo conta também com periódicos de conhecimentos gerais, clássicos e livros específicos de cada área e disciplina.

A Biblioteca possui um sistema de informática chamado Sagres que controla todo o seu funcionamento. Além de efetuar consultas, controle de acervo, reservas, empréstimos e devoluções, também emite relatórios diversos, muito úteis para o bom funcionamento da Instituição. Este sistema é interligado com todos os departamentos da Faculdade, gerando uma grande e útil troca de informações.


Serviços

O Horário de Funcionamento é Segunda à Sexta das 07:30 às 23:00, e aos sábados das 8:00 às 12:00 sem intervalos.
Contamos com uma Bibliotecária e uma equipe composta de 12 auxiliares de biblioteca.



Política de Conservação Preventiva do Acervo

Livros e documentos podem sofrer diversas alterações e danos resultantes de agentes internos e externos que acabam por diminuir a vida útil do material disponível no acervo. Esses agentes podem ser físicos (umidade, temperatura do ar, luminosidade), químicos (poluentes atmosféricos que causam a oxidação da celulose, ácidos, fuligem, gases, poeira, produtos de limpeza, etc), e biológicos (insetos, roedores, fungos e outros microorganismos).
Para que os materiais disponibilizados na biblioteca tenham uma maior durabilidade, confira algumas dicas simples, mas, que ajudarão na conservação das obras.

  • Evite retirar o livro da estante pela parte superior

  • Não Faça orelhas, não utilize clips ou outros materiais colantes, utilize um marca-páginas

  • Não sublinhe com marca textos, lápis ou caneta

  • Não rasgue os livros

  • Evite comer e beber enquanto utiliza o livro

  • Não fume enquanto lê











  • Avenida das Torres, 500 | Bairro FAG | Cascavel | Paraná | Phone +55 (45) 3321-3900 | CEP 85806-095
    Copyright FAG | Desenvolvido por House FAG