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NÚCLEO DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

A ouvidoria da Faculdade Assis Gurgacz – FAG Toledo-Pr, está ligada a Diretoria Geral, trabalha de forma personalizada e imparcial. É um setor que recebe sugestões, comentários, dúvidas elogios ou reclamações relacionadas à FAG, encaminhando as observações aos setores competentes e buscando soluções para eventuais problemas.



História da Ouvidoria na Faculdade Assis Gurgacz – FAG TOLEDO-PR
Analisando questões entre a instituição e os demais componentes da comunidade acadêmica, a Direção da FAG, assessorada pelos órgãos técnicos de gestão, levou ao Conselho Superior, proposta para criação da função de Ouvidor. O Conselho Superior da FAG Toledo, considerando, entre outros aspectos os princípios, as políticas e as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional que enfatizavam todas as ações da FAG, criou a função de OUVIDOR estabelecendo em ato específico, Resolução do Conselho Superior, as suas atribuições e responsabilidades. Em 17 de dezembro de 2003, foi Implantada com total apoio da Diretoria da antiga Fasul, as atividades relativas a Ouvidoria, cujo principal objetivo é prestar assistência às demandas dos usuários internos e externos com agilidade, transparência, ética e reserva, significando um referencial positivo na relação com os usuários.



Clientes da Ouvidoria
A ouvidoria da FAG Toledo direciona seu atendimento a dois tipos de usuários: Externo e interno. O usuário externo é todo indivíduo, grupo ou entidade pública ou privada, que demandam ou possam vir a demandar, de produtos ou serviços oferecidos pela Instituição e seus parceiros. O usuário interno é o funcionário, discentes e docentes da FAG Toledo-PR.



O Ouvidor
Perfil: Caracteriza o profissional para atuar no cargo de ouvidor: Credibilidade entre os possíveis de mandatários dos serviços prestados pelo setor, sensibilidade capacidade de empatia, conhecimento e habilidade em mediar conflitos sem julgamento das questões, conhecimentos e experiência em gestão e planejamento, diplomacia ao lidar com questões internas e externas, maturidade profissional para saber quando e como apresentar propostas sem ferir a hierarquia.



Princípios do Ouvidor
O ouvidor atua segundo o código de ética, pautando seu trabalho pela publicidade.



Atribuições do Ouvidor
  • Receber as informações relativas a eventuais desvios na adequada prestação de serviços da Instituição; apurar a sua fundamentação e buscar solução, caso necessário, garantindo o direito de resposta ao cliente.
  • Coletar, analisar e interpretar dados necessários ao processamento das informações recebidas;
  • Acompanhar- até a solução final – as informações (denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas ou elogios) considerados pertinentes;
  • Manter-se informado sobre a atuação da Diretoria Geral;
  • Propor ao diretor a adoção de providências, visando melhorar o desempenho da instituição e de seus colaboradores;
  • Registrar e repassar, a quem de direito, as informações recebidas dos clientes;
  • Monitorar o cumprimento e manutenção das ações corretivas, propostas aos setores envolvidos;



  • A Atuação do Ouvidor
    O Ouvidor atua na FAG – Toledo-Pr defendendo os direitos e interesses dos usuários atuais e potenciais da Instituição recebendo, avaliando e encaminhando, na busca de solução suas denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas e elogios, bem como aprimorando o relacionamento desta, com a sociedade em geral.



    Contato:

    ouvidoriatoledo@fag.edu.br
    Profª Cleonilda Maria Tonin
    Ouvidora da FAG-Toledo



    Avenida Ministro Cirne Lima, 2565 | Jardim Coopagro | Toledo | Paraná | Phone +55 (45) 3277-4000
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