X
USUÁRIO

SENHA

AGUARDE


Primeiro Acesso ao Sagres?
Clique aqui.


Cascavel - 26 de Abril de 2019 - 21:57
Equipamento de última geração é usado por neurocirurgiões no Hospital São Lucas
O Neuronavegador foi fundamental para o tratamento de um tumor em uma área delicada do cérebro de uma paciente

A Fundação Hospitalar São Lucas, em parceria com a PróNeuro, utilizou ontem (25) um equipamento de última geração: Neuronavegador (Exímios), fabricado pela Artis Tecnologia. O equipamento, viabilizado pela equipe da PróNeuro, foi usado com o objetivo de ressecar um tumor de difícil resolução em área nobre do cérebro de uma paciente, uma jovem de 30 anos que já passou por outras duas cirurgias cerebrais e radioterapia.

A tecnologia foi fundamental. A intervenção cirúrgica foi efetuada pelos Neurocirurgiões: Dr. Antônio Carlos de Andrade Soares; Dr. Cleiton Schweitzer e Dr. Leandro Pelegrini. Também fizeram parte da equipe o anestesista, Marcus Vinicius Giacomini; a instrumentadora, Natalia Velozo; a enfermeira, Caroline Cales Cura; a enfermeira, Andreia Grithen; a técnica em enfermagem, Sabrina de Almeira e os acadêmicos de Medicina e do Centro Universitário FAG: Bruno Frizon Chagas, Maurício Zandoná Soares ? todos do 9º período e estagiários da PróNeuro.

O tecnólogo em radiologia, Jean Cordeiro, que também acompanhou o procedimento, explica que o navegador é um equipamento de localização espacial em tempo real que rastreia continuamente os instrumentos cirúrgicos e sua relação com as estruturas anatômicas do paciente a partir de demarcações com base em exames como a tomografia e a ressonância. ?Trata-se de um equipamento composto por uma unidade de processamento, sensor de posição, marcadores de referência estática e dinâmica, software de reconstrução tridimensional de imagens médicas e instrumentais cirúrgicos previamente calibrados?, esclarece.

?Esse é um procedimento pioneiro e com muitas vantagens para o paciente. A cirurgia foi um sucesso e com precisão. O equipamento evitou lesões graves e nos possibilitou a retirada total do tumor, aponta o Dr. Antônio Carlos. Para os acadêmicos Bruno e Maurício a experiência em acompanhar a cirurgia será lembrada como forma de grande aprendizado. ?A equipe de neurocirurgiões nos deu uma grande oportunidade. Essa é área que queremos seguir, e foi um prazer fazer parte desse acontecimento que vai ficar marcado na história do Hospital São Lucas?, comentam.

O Dr. Antônio Carlos ressalta que a cirurgia transcorreu com sucesso. ?A paciente acordou bem hoje pela manhã. Não houve déficits devidos ao procedimento?, informa.




 
 



ESPALHE ESSA NOTÍCIA




Avenida das Torres, 500 | Bairro FAG | Cascavel | Paraná | Phone +55 (45) 3321-3900 | CEP 85806-095
Copyright FAG | Desenvolvido por House FAG