Professora e Gerente de Marketing da FAG conclui Doutorado no Brasil e na Europa

27/06/2019

A professora e Gerente de Marketing do Centro Universitário FAG, Josefa Moreno, é protagonista de um momento marcante: ela concluiu o Doutorado válido na Europa e no Brasil, por meio da primeira cotutela entre Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidad de La Rioja (Espanha).

A doutora Josefa Moreno, orientada pelo professor doutor Juan Carlos Ayala Calvo (Universidad de La Rioja) e coorientada pelos professores Jorge Borondo (Universidad de La Rioja) e Pery Francisco Assis Shikida (Unioeste), defendeu sua tese de Doutorado intitulada "Factores clave en la intención de emprender de los estudiantes universitarios. El papel moderador del Entorno", tendo como membros da banca examinadora internacional os professores doutores Weimar Freire da Rocha Júnior (Unioeste), Txomin Iturralde Jainaga (Universidad del País Vasco. Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales) e Guadalupe Manzano García (Universidad de La Rioja). A aprovação foi com nota máxima e com láurea (na Espanha é considerada ?Sobresaliente?).

A tese trata da intenção de empreender, mostrando os motivos que levam os alunos a empreenderem. O estudo foi feito com estudantes de Administração e Ciências Contábeis de Cascavel e Foz do Iguaçu. "Escolhi comparar alunos dessas duas cidades porque, apesar da proximidade, elas têm um perfil muito diferente, por conta do processo de formação. Foi possível contribuir com essa questão que permeia a Literatura da Gestão sobre o que influencia o ato de empreender: o próprio indivíduo ou a localidade em que ele se encontra", defende a Doutora.

Duplamente titulada, a, agora, Doutora Josefa Moreno destaca o resultado obtido no período de estudos. "A realização deste estudo vai além da formação acadêmica e profissional, uma vez que traz dados importantes dos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, considerando a pesquisa realizada com os alunos de graduação de Administração e Contabilidade dos dois municípios, em que constatamos informações relevantes quanto ao empreendedorismo. Com base nestas informações, as ações de incentivo a futuros empreendimentos podem ser mais direcionadas. Fiquei muito feliz e satisfeita com o resultado!", declara.

Josefa também agradece o apoio obtido do Centro Universitário FAG, por conta das liberações para continuidade do Doutorado na Espanha. "Sou muito grata à FAG, à Direção, uma vez que tive todo o suporte para conseguir conquistar esse importante título", encerra.

Nota de pesar
1591041943.jpg
FAG Toledo: Última semana para inscrever projetos para bolsas do PIBIC e PIBEP
Arte de Empreender é tema de palestra virtual na FAG Toledo