Eng. Civil: professor da FAG supervisiona obras de duplicação do Contorno Oeste e do prolongamento das Avenidas Brasil e das Torres
Luis Felipe Bernardo, que ministra a disciplina de Pavimentação, realizou uma visita técnica com os alunos neste projeto que supera os R$ 69 milhões
Um projeto de grande relevância para todo o estado do Paraná, tendo em vista o escoamento da produção agrícola para exportação, por meio do Porto de Paranaguá, a duplicação do Contorno Oeste, que compreende o trecho da BR-163 entre as rodovias BR-277 e BR-467, em Cascavel, está com 90,6% de conclusão. O professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG, Luis Felipe Bernardo, é o engenheiro responsável pela supervisão da empresa que executa, não só este trecho, mas também o prolongamento das Avenidas Brasil e das Torres, que serão as vias de acesso ao contorno.
Somando a duplicação e os acessos, são mais de 19 km de obras. O investimento total ficou na casa dos R$ 69 milhões. O projeto é financiado pela Itaipu Binacional. O empreendimento é uma parceira do Governo do Estado do Paraná, através da SEIL (Secretaria de Infraestrutura e Logística) e do DER (Departamento de Estradas de Rodagens), com licitação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). As obras tiveram início em julho de 2020 e devem ser concluídas até 04 de agosto deste ano.
O docente destaca que a duplicação é toda em pavimento rígido, ou seja, em concreto. Também foi necessária a construção de duas obras de artes, sendo a ponte sobre o Rio das Antas e o viaduto de acesso à nova Avenida Brasil. Os acadêmicos do 9º período do curso de Engenharia Civil, da disciplina de Pavimentação, que é ministrada por Luis Felipe, tiveram a oportunidade de conhecer de perto, no último sábado (27), a execução do projeto. "É uma obra que colabora com os conceitos aprendidos em sala de aula. Por meio desta visita, conseguimos colocar os alunos em contato direto com um projeto de infraestrutura de grande porte e de tanta importância para a sociedade", diz.
2023 Toledo
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel