Egressa dos cursos de Educação Física e Pedagogia da FAG participará de internacionalização em Portugal
De março a setembro, Queli realizará pesquisas do doutorado em instituição de ensino na cidade de Bragança
Grandes jornadas são movidas por sonhos e aspirações. Para Queli Ghilardi Cancian, a trajetória acadêmica é movida pelo desejo do saber. Esse entusiasmo pelo conhecimento a levou para as salas de aula e, agora, para Portugal. No final deste mês, a egressa dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário FAG participará do processo de internacionalização no IPB (Instituto Politécnico de Bragança), como parte das pesquisas de doutorado em Educação pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
Especialista em Neuroaprendizagem e Psicomotricidade e mestra em Educação, Queli estuda a linha de pesquisa de “Formação de Professores, Processo de Ensino e Aprendizagem” e continuará seus estudos do doutorado em Portugal, com a tese intitulada “Pós-Graduação e Ciência: Um Estudo da Saúde e da Percepção da Qualidade de Vida dos Estudantes de Mestrado e Doutorado”. Unindo os conceitos adquiridos nas graduações de Educação Física e Pedagogia, a doutoranda busca verificar como o ambiente acadêmico interfere na relação entre qualidade de vida e adoecimento dos estudantes da pós-graduação.
“A pesquisa analisa quatro dimensões: saúde física, saúde mental, as relações sociais e as relações ambientais. A partir disso, procuro identificar quais fatores ocasionam a vulnerabilidade de adoecimento e como minimizar os impactos negativos na qualidade de vida e saúde dos estudantes”, explica Queli.
Internacionalização
O processo de internacionalização presume cooperação científica, tecnológica e acadêmica, a fim da excelência do ensino e da pesquisa, promovendo o desenvolvimento da educação. “Eu estou em busca de novos conhecimentos e novas oportunidades, além de ir para Portugal com o objetivo de compartilhar o que já encontrei de resultados aqui no Brasil através das pesquisas”, relata.
A troca de experiências e aprendizados proporcionada pela internacionalização das Instituições de Ensino Superior visa difundir o conhecimento além das fronteiras dos próprios países. À vista disso, Queli explica que a proposta é realizar uma coleta de dados com estudantes de Portugal e comparar as informações encontradas no Brasil.
“A oportunidade de vivenciar uma pós-graduação em um ambiente repleto de diversas nacionalidades enriquecerá minha pesquisa. Porque vivenciar, observar e etnografar todas essas experiências é muito positivo”, comenta.
Jornada pelo conhecimento
“Eu costumo mencionar que a busca pelo conhecimento é viciante”, diz. Formada em Educação Física em 2018 e em Pedagogia em 2022, ela seguiu seus estudos com ênfase na análise da qualidade de vida no ambiente acadêmico. A saúde e bem-estar tornaram-se seus objetos de pesquisa, alinhados aos princípios que tanto preza em sua vida.
Com a oportunidade de explorar a licenciatura na área da Educação Física, Queli relata as descobertas dentro da sala de aula ao compartilhar seus conhecimentos com crianças. “Foi mágico. O momento mais marcante foi fazer estágio e ver meu filho, enquanto aluno, estar orgulhoso e de olhos brilhando ao dizer que sua mãe é professora. Essa foi minha realização”, descreve. A partir dessas experiências na docência, Queli considera que todo aprendizado compartilhado é multiplicado e que a troca de conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
Ao longo da jornada acadêmica, a doutoranda agradece o apoio dos grupos de pesquisa, orientadores, professores, coordenadores do programa e da família. “Cada pessoa é movida por um sonho. O meu é buscar pelo conhecimento e sem uma base sólida, essa trajetória seria ainda mais desafiadora”, conclui.
2025 Cascavel
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2025 Toledo
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