8º Congresso de Formação Docente coloca inspiração, tecnologias e metodologias ativas em foco

Evento contou com oficinas, palestras e muita integração

26/07/2024


Foi realizado, de 22 a 26 de julho, o 8º Congresso de Formação Docente para professores do Centro Universitário FAG, FAG Toledo, Faculdade Dom Bosco e Colégio FAG. O evento é organizado pelo NAD (Núcleo de Apoio ao Docente), e busca trazer novas metodologias, discussões e conhecimentos para os educadores, além de promover integração entre os colaboradores. 

Já na segunda-feira, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de oficinas de formação, ministradas por especialistas. Ao todo, foram oferecidas seis oficinas: Neurociência aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, com o Dr. Kleber Pereira; Trilha do Engajamento Discente: como construir aulas criativas?, com os professores Leandro de Souza e Jessica Borges; Modelagem e impressão 3D para professores, com Helder Carozzi; Uso de podcast/videocast como metodologia ativa, com Talita Ferraz; IA no Ensino Superior: usos, evoluções e perspectivas, com Sergio Mota e Leandro Ensina; e Lidando com situações de estresse, ansiedade e depressão na sala de aula, com Édina Oliveira e Silvana Batista. 

Depois de muito aprendizado nas oficinas, a terça-feira trouxe a oportunidade de debate sobre a inovação e o compromisso ético dos professores com a educação. A discussão ocorreu durante a palestra do professor José Pacheco, que é coordenador e professor há três décadas no Projeto Escola da Ponte de Portugal, Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Educação pela Universidade do Porto. 

“O professor não explica o que sabe: transmite o que é! Meu compromisso é ensinar o que as pessoas querem saber. Se não fizermos perguntas, não encontraremos respostas, apenas um comentário. Por isso é importante que façamos perguntas e busquemos aprender todos os dias”, destaca Pacheco. 

Na sexta-feira, o Colégio FAG contou com uma programação exclusiva. Em parceria com a direção e as coordenações, o NAD trouxe a mestre em Educação, Elaine Schuck Rambo, para realizar a palestra “Professores competentes mediam educação com inteligência emocional e estabelecem limites com autoridade e (de)docência”. 

“Dialogamos muito sobre nosso trabalho na docência considerando a inteligência emocional, tendo esse cuidado consigo, com os outros e nos conectando com os alunos, para que eles tenham, além de processos significativos de aprendizagem, um desenvolvimento da sua singularidade, aprendendo a lidar consigo e com os outros de forma inteligente”, enfatiza Elaine. 

Já no período da noite, os novos docentes do Centro FAG participaram do Laboratório Pedagógico para novos docentes. O objetivo é apresentar a estrutura, setores de apoio e os  sistemas oferecidos pela Instituição para auxiliá-los ao longo do período letivo.

"Os Encontros de Desenvolvimento Pedagógico representam momentos importantes para a troca de saberes e vivências entre professores e especialistas, visando a constante melhoria da educação e o sucesso acadêmico dos estudantes," afirma a coordenadora do NAD, Lenir Luft Schmitz.

"O Centro FAG valoriza profundamente o desenvolvimento contínuo de nossos professores. Por isso, promovemos os Congressos de Formação Docente, que são momentos essenciais para a atualização e o aperfeiçoamento das práticas educacionais. Acreditamos que investir na capacitação dos nossos educadores é fundamental para garantir a excelência acadêmica e o sucesso de nossos alunos," ressalta a pró-reitora de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, Aline Gurgacz Ferreira.

Depois de uma semana repleta de novos conhecimentos, os docentes se preparam, agora, para receber os acadêmicos na volta às aulas, na segunda-feira. 






1772745556.jpeg
NRI: Inscrições abertas para bolsas parciais de estudo na Europa
05
Março
2026 Cascavel
1772714244.jpg
Secretário de Estado de Moçambique e comitiva visitam Centro Universitário FAG
05
Março
2026 Cascavel
1772667522.jpeg
Inscrições abertas para 9º Startup Garage e Acadêmico Empreendedor
04
Março
2026 Cascavel
1772666399.jpeg
Calouros de Engenharia Civil participam da tradicional Cerimônia do Capacete
04
Março
2026 Cascavel
1772662302.jpg
Coordenador de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico é aprovado para estágio pós-doutoral na Unioeste
04
Março
2026 Cascavel
1772661911.jpeg
Egressa de Fonoaudiologia conquista primeiro lugar em concurso público
04
Março
2026 Cascavel
1772658447.jpeg
Novo Manual de Normas Acadêmicas já está disponível no site do Centro FAG
04
Março
2026 Cascavel
1772587492.jpeg
Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem recepção especial na volta às aulas
03
Março
2026 Cascavel
1772587036.jpeg
Acadêmico compartilha experiência em projeto estratégico com alunos de Administração
03
Março
2026 Cascavel
1772586874.jpg
Centro FAG promove 43ª Semana de Formação Docente com foco em engajamento e transformação acadêmica
03
Março
2026 Cascavel
1772581836.jpg
Bate-papo com egresso marca recepção dos calouros das Engenharias Elétrica e Mecatrônica
03
Março
2026 Cascavel
1772580704.jpeg
Egressa do curso de Farmácia conquista vaga em mestrado em Ciências Farmacêuticas
03
Março
2026 Cascavel