Acadêmicas de Enfermagem conquistam Prêmio Inova Saúde Paraná
Premiação ocorreu durante o 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva
As alunas Mariana de Paula Francisco, Marlene Pereira e Cibelle Conci, do curso de Enfermagem do Centro Universitário FAG, conquistaram, no último sábado (27) o Prêmio Inova Saúde Paraná, durante o 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva.
O trabalho inscrito foi um relato de experiência produzido sob orientação das professoras Nina Loureiro e Thais Machry. Intitulado “Boas práticas de combate à violência obstétrica em populações indígenas: relato de experiência”, o relato foi produzido a partir da vivências das alunas à comunidade indígena Guarani, realizada no mês de maio.
“Produzimos um relato de experiência especificamente sobre o trabalho que realizamos com as mulheres gestantes e em idade fértil, acerca da violência obstétrica. Houve uma ótima aceitação por parte da comunidade, e conseguimos desenvolver um material visual bem legal de ‘plano de parto ilustrado’ para que as mulheres pudessem utilizar quando fossem ao hospital dar à luz aos seus bebês”, explica Mariana.
A acadêmica elucida que a população de mulheres indígenas é classificada como uma das mais vulneráveis e propensas a sofrerem violência obstétrica, além de haver a barreira idiomática, expondo-as ainda mais aos riscos, por não saberem seus direitos. “Nosso intuito foi focar nos direitos dessas mulheres, nos procedimentos realizados em um parto e suas reais necessidades, conforme as evidências científicas, para que elas tenham o direito de escolher, dentro do que for seguro, no dia de seus partos”, completa.
Ao todo, foram inscritos 950 trabalhos no Congresso, do qual participaram estudantes de graduação, mestrado e doutorado. “O sentimento após a conquista é de realização e alegria! Conquistamos o 1° lugar trabalhando em equipe. Enquanto desenvolvemos o projeto, não visamos um prêmio, e sim a oportunidade de levarmos educação em saúde acessível para tantas mulheres. Ter nosso trabalho reconhecido e posteriormente publicado em uma revista Qualis A3 é uma felicidade”, finaliza Mariana.
A professora Nina celebra a conquista com suas alunas. “É extremamente gratificante ver um projeto de alunas nossas chegando tão longe, especialmente porque este trabalho surgiu de um projeto importantíssimo que desenvolvemos com muito carinho. Estou orgulhosa demais!”.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel