V Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem traz grandes nomes do Direito ao Centro FAG

Congresso integrou a Semana Acadêmica do curso de Direito

03/09/2024


Nos dias 29 e 30 de agosto, o Centro Universitário FAG sediou o V Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem. O evento trouxe diversos nomes internacionalmente importantes do Direito Penal para discutir o tratamento dispensado pela racionalidade linguístico-comunicativa ao fenômeno jurídico-penal.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Sistema Criminal e Controle Social do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) - Grupo SCCS (Sociedade, Constituição e Sistema Criminal) - e pelo Centro FAG, com o apoio do NRI (Núcleo de Relações Internacionais) da FAG. 

"A realização do V Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem em nosso Centro Universitário é um marco significativo para a comunidade acadêmica do curso de Direito. Este evento proporcionou um espaço privilegiado para discussões profundas e intercâmbios de conhecimento sobre temas cruciais que envolvem o Direito Penal e suas interfaces com a Filosofia da Linguagem”, destaca a coordenadora do curso de Direito, Viviana Bianconi. 

Por sua relevância, o Congresso integrou a Semana Acadêmica do curso de Direito, que contou, também, com apresentações de produções científicas desenvolvidas pelos acadêmicos. A avaliação dos trabalhos foi realizada pelo corpo docente do Centro FAG e do Núcleo de Estudos Sistema Criminal e Controle Social do PPGD da UFPR - Grupo SCCS.

Ao todo, o Congresso contou com a participação de 11 palestrantes: José Luis González Cussac; Carlos Viveiros; Paulo César Busato; Paulo Henrique Helene;  Samuel Ebel Braga Ramos; Guilherme Henrique Gonçalves; Mariana Cesto; George P. Fletcher; Léo Peruzzo; Priscilla Placha Sá e Fernando Galvão. 

A coordenadora pontua a necessidade de haver espaços para promover debates e incentivar a busca pelo conhecimento. “A presença de renomados especialistas internacionais e nacionais enriqueceu ainda mais o debate e contribuiu para a formação crítica dos nossos alunos, promovendo uma compreensão mais ampla e interdisciplinar do fenômeno jurídico-penal. Estamos extremamente orgulhosos de sediar um evento dessa magnitude, que reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e a inovação no ensino do Direito”, conclui. 

O Congresso foi fundado pelo professor Tomás S. Vives Antón, jurista espanhol, catedrático da Universidade de Valência, na Espanha, e ex-magistrado do Tribunal Constitucional. No Brasil, o aprofundamento do estudo da aproximação entre o Direito Penal e a Filosofia da Linguagem começou a partir dos trabalhos genealógicos do professor Paulo Busato, que participou do evento.






1769535818.jpg
Prouni 2026: Faculdade Dom Bosco oferece bolsas de estudo em Estética e Cosmética e Design de Interiores
27
Janeiro
2026 Cascavel
1769463472.jpeg
FAG Toledo: Professor Crestani lança livro sobre Educação Digital como política pública
26
Janeiro
2026 Toledo
1769463176.jpeg
FAG Toledo tem o curso de Pedagogia mais completo da cidade
26
Janeiro
2026 Toledo
1769043481.jpeg
Enamed: curso de Medicina FAG é o melhor entre os Centros Universitários do Paraná
21
Janeiro
2026 Cascavel
1768855136.jpeg
FAG Toledo está com vagas para professor de Engenharia de Software
19
Janeiro
2026 Toledo
1768843825.jpeg
Centro FAG participa de agenda no Ministério da Educação, em Brasília
19
Janeiro
2026 Cascavel
1768840531.jpg
NOTA DE PESAR
19
Janeiro
2026 Cascavel
1768589404.jpg
Use sua nota do Enem e comece a sua graduação no Centro FAG em 2026
16
Janeiro
2026 Cascavel
1767891677.jpg
FAGi: conheça o novo atendente das Clínicas FAG
08
Janeiro
2026 Cascavel
1767739427.jpg
NOTA DE PESAR
06
Janeiro
2026 Cascavel
1767730210.jpeg
FAG Toledo lança edital para contratação de novos professores
06
Janeiro
2026 Toledo
1767099686.jpeg
Doação de livros fortalece acervo da Biblioteca do Centro Universitário FAG
30
Dezembro
2025 Cascavel