São Francisco de Assis: egresso retorna ao Centro FAG para celebrar 22 anos de sua escultura
Esculpida em pedra-sabão, escultura de São Francisco de Assis está na Capela que leva seu nome
No mês de outubro, o Centro Universitário FAG celebrou os 22 anos da escultura de São Francisco de Assis, localizada na Capela de São Francisco de Assis, na reserva ambiental do campus. Inaugurada em 2002, a obra foi produzida pelo egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aparecido Leite de Oliveira, que retornou à Instituição no início do mês para rever a obra e visitar os professores do curso.
Durante a visita, Aparecido foi acompanhado pela coordenadora Solange Smolarek Dias, que apresentou a estrutura de ensino atual e as inovações implementadas ao longo dos anos. Aparecido expressa a alegria de ver o crescimento do Centro FAG e o orgulho de fazer parte dessa história. “É muito bom retornar à FAG. Fiquei muito feliz em ver como a instituição cresceu ao longo dos anos e se tornou um grande Centro Universitário. Visitar a Capela de São Francisco e rever minha obra trouxe boas lembranças", conta, emocionado
A coordenadora expressa seu prestígio pela trajetória do egresso. “Aparecido foi aluno da primeira turma do CAUFAG. A produção dessa escultura não é apenas um grande orgulho para nós, mas também parte do legado da FAG.”
A escultura foi feita em pedra-sabão, material usado no período barroco pela sua resistência e maleabilidade, e foi esculpida ao longo de mais de 300 horas de trabalho intenso, desde a extração da pedra em Ouro Preto, em Minas Gerais, até a instalação da escultura. O projeto contou com o apoio dos fundadores da instituição, Assis Gurgacz e Nair Ventorin Gurgacz, e da pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.
Atualmente, Aparecido é servidor público em Matelândia, município na região oeste do Paraná, onde atua com análise e aprovação de loteamentos, além de integrar a Comissão Municipal de Urbanismo e coordenar a revisão do Plano Diretor do município. Ele lembra que os conhecimentos adquiridos na graduação foram fundamentais para sua carreira, especialmente as disciplinas de projeto e o estágio profissional.
Ademais, Aparecido revela que sente falta da produção artística e planeja retomar suas criações assim que possível. “A escultura é uma paixão e, mesmo com o tempo escasso, estou tentando ajustar minha rotina para voltar a me dedicar aos trabalhos artísticos”, comenta.
Ao longo desses 22 anos, a escultura de São Francisco de Assis, padroeiro da Instituição, tornou-se um símbolo da conexão entre fé, arte e educação, sendo uma das peças mais valorizadas do campus.
Reportagem: Aline Chimello Marobin, acadêmica do 8º período de Jornalismo.
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel