Centro FAG recebe grupo de agricultores da África do Sul para visita à Fazenda Escola

Visitantes conheceram a estrutura e técnicas agrícolas da região

06/03/2025


O Centro Universitário FAG recebeu, nesta quarta-feira (05), o grupo de agricultores da África do Sul, Grootpan Studiegroep, para uma visita com foco na Fazenda Escola. Os agropecuaristas produzem milho, soja e carne bovina em Bultfontein, província de Free State, onde as condições climáticas são diferentes, principalmente em relação às precipitações, um dos principais pontos de interesse dos produtores, que puderam contemplar a visita com um pouco de chuva.

O grupo incluiu o Centro FAG no roteiro da programação para conhecer o agronegócio brasileiro, e foi recepcionado pela pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira; pelo pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto; pela coordenadora de Agronomia, Ana Paula Mourão; e pelo coordenador do NRI (Núcleo de Relações Internacionais), Lucas Oliveira.

"É uma grande alegria recebê-los em nossa instituição. Momentos como este fortalecem laços, promovem aprendizados e enriquecem tanto quem visita quanto quem recebe. Esperamos que esta experiência seja proveitosa e que possamos seguir compartilhando conhecimentos e boas práticas para o desenvolvimento do setor", celebra Ana Paula Mourão. 

Na Fazenda Escola, os visitantes conheceram a estrutura e algumas técnicas agrícolas, como a hidroponia e o cultivo duplo, que foram explicadas pelo engenheiro agrônomo Hemuth Bleil Jr. Além disso, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Adriano Ramos Cardoso, falou sobre a produção bovina na região oeste do Paraná.

Ockert Blignaut veio para o Brasil com seu pai, que também é agricultor. Para eles, a experiência foi muito válida e gratificante. “Achamos muito interessante e legal vocês mostrarem para nós o cultivo duplo que praticam aqui. Vimos que vocês trabalham com muita chuva e condições climáticas diferentes das nossas, e isso trouxe um conhecimento muito relevante para nós”, expressam. 

O tradutor do grupo, Hendrik Jordaan, representa a Laurik International, uma empresa de consultoria agroindustrial, localizada na África do Sul. “Nosso objetivo com essa visita é facilitar o intercâmbio de grupos de produtores e empresas para fomentar o conhecimento. Afinal, temos muito a aprender e compartilhar uns com os outros”, conclui. 


1773079635.jpeg
Centro de Convivência retoma atividades com a terceira idade
09
Março
2026 Cascavel
1772745556.jpeg
NRI: Inscrições abertas para bolsas parciais de estudo na Europa
05
Março
2026 Cascavel
1772714244.jpg
Secretário de Estado de Moçambique e comitiva visitam Centro Universitário FAG
05
Março
2026 Cascavel
1772667522.jpeg
Inscrições abertas para 9º Startup Garage e Acadêmico Empreendedor
04
Março
2026 Cascavel
1772666399.jpeg
Calouros de Engenharia Civil participam da tradicional Cerimônia do Capacete
04
Março
2026 Cascavel
1772662302.jpg
Coordenador de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico é aprovado para estágio pós-doutoral na Unioeste
04
Março
2026 Cascavel
1772661911.jpeg
Egressa de Fonoaudiologia conquista primeiro lugar em concurso público
04
Março
2026 Cascavel
1772658447.jpeg
Novo Manual de Normas Acadêmicas já está disponível no site do Centro FAG
04
Março
2026 Cascavel
1772587492.jpeg
Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem recepção especial na volta às aulas
03
Março
2026 Cascavel
1772587036.jpeg
Acadêmico compartilha experiência em projeto estratégico com alunos de Administração
03
Março
2026 Cascavel
1772586874.jpg
Centro FAG promove 43ª Semana de Formação Docente com foco em engajamento e transformação acadêmica
03
Março
2026 Cascavel
1772581836.jpg
Bate-papo com egresso marca recepção dos calouros das Engenharias Elétrica e Mecatrônica
03
Março
2026 Cascavel