Acadêmico da FAG apresentará pesquisas em congresso internacional em Paris
Estudos sobre resistência bacteriana e iniciação científica serão apresentados no evento global de saúde
O estudante Maycon Gabriel Duarte Teixeira, acadêmico do 9º período de Medicina e do 3º período de Gestão Hospitalar do Centro Universitário FAG, teve dois trabalhos aprovados para apresentação no 5th World Congress on Global Healthcare and Medicine, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, em Paris, França. Um dos trabalhos será apresentado na modalidade oral, e o outro na categoria pôster.
O primeiro estudo, intitulado "Epidemiological Profile of Diabetic Patients with Infections Hospitalized in a Teaching Hospital in the West of Paraná – Brazil", investiga o perfil epidemiológico de pacientes diabéticos hospitalizados com infecções, analisando os principais agentes bacterianos e seus perfis de resistência antimicrobiana. A pesquisa revelou alta prevalência de infecções por bactérias multirresistentes, destacando a necessidade de vigilância epidemiológica e estratégias de controle de infecção hospitalar.
Já o segundo estudo, "Experience Report: Establishment of an Academic League of Scientific Research and Its Impact on Medical and Scientific Training in a Medical School in Brazil", explora a criação da Liga Acadêmica de Pesquisa Científica em uma escola médica no Brasil e seu impacto na formação dos estudantes. O trabalho enfatiza a relevância da iniciação científica para o desenvolvimento do pensamento crítico e da tomada de decisão baseada em evidências.
Maicon Gabriel, que também atua como coordenador científico do Centro Acadêmico de Medicina da FAG, destacou a importância da pesquisa acadêmica para a formação médica e sua satisfação em representar a instituição internacionalmente. “Para mim, é uma realização imensa. A FAG me proporcionou esse contato com a pesquisa, seja por meio de incentivos institucionais, do centro acadêmico ou de professores engajados nessa área”, afirmou.
O acadêmico ainda ressaltou o papel de seus orientadores, os professores Claudinei Mesquita e Leyde Peder, pelo suporte constante, e à professora Cláudia Cruz, preceptora da LAPC (Liga Acadêmica de Pesquisa Científica, pela parceria no desenvolvimento da pesquisa científica. “Eles têm sido verdadeiros mentores, contribuindo para o meu crescimento pessoal e acadêmico e para o avanço da nossa educação médica”, pontuou.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo