I Jornada Acadêmica de Letras e Pedagogia promove reflexões sobre identidade profissional e mercado de trabalho

Evento reuniu acadêmicos, professores e especialistas para discutir os desafios e as possibilidades da atuação dos profissionais da Educação

23/05/2025


Nos dias 20 e 21 de maio, foi realizada a I Jornada Acadêmica de Letras e Pedagogia do Centro Universitário FAG. Organizado pelos próprios acadêmicos, com orientação da professora Jussara Chagas, o evento foi pensado para celebrar o Dia do Pedagogo e o Dia do Profissional de Letras, além de proporcionar um espaço de debate e formação para os estudantes das duas áreas.

No primeiro dia, voltado aos estudantes de Pedagogia, a programação contou com um bate-papo enriquecedor sobre as condições de trabalho, os desafios da prática docente e a importância do papel do pedagogo na formação humana. Participaram da conversa as convidadas Janice Scalabrin Bednarski, Gilsiane Quelin Peiter, Juliana Biz, Silvana Krefta e Carmem Policarpo, que compartilharam experiências de suas trajetórias profissionais e reforçaram a importância do reconhecimento e valorização da área.

O segundo dia foi direcionado aos acadêmicos de Letras. A discussão abordou as questões que cercam a valorização do diploma, os desafios enfrentados no mercado e alternativas para fortalecer a atuação dos profissionais. Também foram discutidas estratégias para ampliar o reconhecimento social da formação em Letras. Estiveram presentes como convidados Amanda Kristensen de Camargo, Bruna Bandeira da Luz, Daniel Brito Castro Alén, Maiara Schwertner de Mattos Zandinello, Sheila Tatiana Fuzi da Silva e Bernardo Antonio Gasparotto.

Para a coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia, Danieli Sanderson, o evento foi essencial para reforçar o papel transformador do educador na sociedade. “Mais do que falar sobre carreira, a Jornada nos fez refletir sobre quem somos como profissionais e qual é o nosso papel no mundo. A construção da identidade profissional começa na graduação, e momentos como este fortalecem nosso compromisso com uma educação que transforma vidas”, destaca.

Ao longo dos dois dias, acadêmicos participaram de palestras, rodas de conversa e dinâmicas que promoveram trocas de experiências e ampliação de repertório, alinhando a formação acadêmica às demandas do mundo profissional.



1769043481.jpeg
Enamed: curso de Medicina FAG é o melhor entre os Centros Universitários do Paraná
21
Janeiro
2026 Cascavel
1768855136.jpeg
FAG Toledo está com vagas para professor de Engenharia de Software
19
Janeiro
2026 Toledo
1768843825.jpeg
Centro FAG participa de agenda no Ministério da Educação, em Brasília
19
Janeiro
2026 Cascavel
1768840531.jpg
NOTA DE PESAR
19
Janeiro
2026 Cascavel
1768589404.jpg
Use sua nota do Enem e comece a sua graduação no Centro FAG em 2026
16
Janeiro
2026 Cascavel
1767891677.jpg
FAGi: conheça o novo atendente das Clínicas FAG
08
Janeiro
2026 Cascavel
1767739427.jpg
NOTA DE PESAR
06
Janeiro
2026 Cascavel
1767730210.jpeg
FAG Toledo lança edital para contratação de novos professores
06
Janeiro
2026 Toledo
1767099686.jpeg
Doação de livros fortalece acervo da Biblioteca do Centro Universitário FAG
30
Dezembro
2025 Cascavel
1767099570.jpg
Programa de Bariátrica das Clínicas FAG promove atividade nutricional com pacientes
30
Dezembro
2025 Cascavel
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel