Docente do Centro FAG publica artigo em revista científica internacional sobre segurança em estruturas metálicas
Estudo propõe nova método para prever falhas em materiais como aço e alumínio, com impacto direto na segurança de veículos, aviões e estruturas civis
O professor Bruno dos Santos, do colegiado de Engenharias do Centro Universitário FAG, teve um artigo científico publicado na revista international “Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering”. O artigo, “Uma nova estrutura para propagação de trincas de fadiga sob carga variável: quantificação de incertezas por meio de limites determinísticos”, propõe uma nova metodologia para entender e prever a propagação de trincas em materiais metálicos submetidos a cargas variáveis.
O desenvolvimento do artigo foi fruto de uma parceria entre Centro Universitário FAG, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Unioeste, que desenvolveram simulações computacionais com uso de MATLAB, para simular trincas em placas metálicas, além de estudos teóricos e comparação com modelos tradicionais. A pesquisa foi realizada em parceria com pesquisadores, Cláudio Ávila da Silva Jr, e Gracielle Lima de Oliveira, da UTFPR, e Waldir Machado Mariano Jr e André Novais Istchuk da Unioeste.
O docente Bruno dos Santos, comenta que a motivação para o trabalho veio da preocupação com a segurança e equipamentos de estruturas metálicas e de alumínio utilizadas diariamente. “O foco do estudo na análise de trincas foi em peças de carros, aviões e pontes, especialmente quando essas estruturas enfrentam vibrações, impactos e mudanças de carga ao longo do tempo. Nosso objetivo foi desenvolver uma ferramenta mais rápida e confiável para prever falhas antes que se tornem problemas graves, contribuindo para a manutenção preventiva”, destaca.
O estudo envolveu esforços em conjunto e aplicação de tecnologia. Bruno destaca que o maior desafio da pesquisa foi conciliar precisão, técnicas e resultados - um dos pontos mais complexos do trabalho. “Um dos maiores desafios foi garantir precisão nos cálculos sem gastar muito tempo de processamento, afinal, em indústrias, tempo é dinheiro! Além disso, foi preciso interpretar os resultados de forma clara, pensando não só na teoria, mas em aplicações práticas”, pontua.
A publicação está disponível online pelo link: https://link.springer.com/article/
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel