I Congresso de Enfermagem Obstétrica destaca relevância do empreendedorismo e comunicação
Evento promovido pela pós-graduação do Centro FAG reuniu especialistas e estudantes em um sábado de troca de experiências e reflexões sobre os rumos da enfermagem obstétrica
O I Congresso de Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário FAG foi realizado no sábado (26/07), com uma programação voltada à atualização profissional, valorização da prática obstétrica e incentivo ao empreendedorismo na área da saúde. Promovido pela pós-graduação da Instituição, o evento reuniu profissionais, docentes e acadêmicos para um dia de debates, palestras, painéis e workshops.
A abertura oficial foi conduzida pela coordenadora do setor de pós-graduação, Vanessa Marques da Rosa, que deu as boas-vindas ao público e destacou o papel transformador da comunicação e da inovação na atuação obstétrica. Em seguida, a professora Margarete Simone Fanhani dos Santos apresentou a proposta do congresso, com foco em temas atuais que dialogam com os desafios cotidianos da profissão.
A programação teve início com a palestra magna da enfermeira Alessandra Engles dos Reis, que abordou as atualizações e perspectivas para o enfermeiro obstetra. O conteúdo trouxe reflexões sobre a importância de uma formação contínua e da atuação crítica frente às mudanças nos modelos de cuidado.
Ainda pela manhã, o painel temático “Empreendedorismo em Obstetrícia: Criando e Gerindo Espaços de Cuidado” reuniu as enfermeiras Alessandra Engles dos Reis, Cátia Rios e Karin Godarth, sob mediação de Vanessa e Margarete. As convidadas compartilharam experiências relacionadas à gestão de espaços próprios, à coordenação de cursos e às possibilidades de atuação empreendedora na área da obstetrícia.
No período da tarde, a médica ginecologista e obstetra Dra. Carolina Miotto conduziu a palestra “Mitos e Verdades sobre Contracepção”, com informações atualizadas e baseadas em evidências, seguidas de um momento de diálogo com o público.
As oficinas sobre mercado de trabalho, marketing digital e produção de conteúdo trouxeram diferentes perspectivas sobre a presença digital de enfermeiros obstetras e as formas de comunicar com ética e técnica.
Encerrando as atividades, o workshop “Imagem Profissional da Enfermeira Obstetra”, com a especialista em marketing Yea Fang, promoveu uma discussão prática sobre posicionamento de marca pessoal, cuidados com a comunicação visual e estratégias de valorização da profissão.
Para a coordenadora Vanessa Marques da Rosa, o evento cumpre um papel fundamental ao estimular o protagonismo da enfermeira obstetra diante das novas demandas do mercado. “A proposta do congresso foi dar visibilidade às múltiplas formas de exercer a profissão com excelência e propósito. Falar de empreendedorismo, marketing e imagem profissional não é desconectar da essência do cuidado, é ampliar as possibilidades de atuação e inspirar protagonismo”, elucida.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel