4º Inovathon Agro está com as inscrições abertas
Interessados devem se inscrever até 10 de novembro
A Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do Centro Universitário FAG informa que está aberto o período de inscrições para o 4º Inovathon Agro, a maratona empreendedora para acadêmicos da graduação e alunos da pós-graduação.
O objetivo do Inovathon Agro é fomentar a cultura da inovação e o espírito empreendedor dos estudantes, além de criar um ambiente de integração entre alunos e profissionais das mais diversas áreas, por meio de soluções voltadas ao agronegócio.
“A cada edição, o Inovathon Agro se consolida como um espaço de criação e experimentação, onde nossos alunos podem transformar ideias em soluções reais para o agronegócio. Mais do que competir, é uma oportunidade de aprendizado coletivo, de ampliar horizontes e de enxergar no empreendedorismo uma ferramenta para impactar positivamente a sociedade e o futuro da produção de alimentos”, ressalta a pró-reitora de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, Aline Gurgacz Ferreira.
As inscrições podem ser realizadas pelo link, até o dia 10 de novembro. Os interessados devem formar equipes intercursos e desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio. Neste ano, há duas categorias:
I. Criação de Produtos Alimentícios Inovadores:
a) Alimentos Alternativos: desenvolvimento de produtos considerados não convencionais, saudáveis e que atendam os desafios futuros da produção de alimentos.
b) Alternativas de Proteínas: incentivar o desenvolvimento de proteínas alternativas, como proteínas à base de plantas, carne cultivada em laboratórios e produtos de origem animal criados com métodos mais sustentáveis.
c) Rastreabilidade e Transparência na cadeia de suprimentos: criar soluções de rastreabilidade que permitam aos consumidores rastrear a origem dos alimentos e garantir sua qualidade e segurança.
d) Tecnologias de Processamento de Alimentos: desenvolver técnicas inovadoras de processamento de alimentos que preservem melhor os nutrientes, melhorem a segurança alimentar e reduzam o uso de aditivos químicos.
II. Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para o Agronegócio:
a) Novos Modelos de Negócios Agro: criar modelos de negócios inovadores, como plataformas de compartilhamento de máquinas agrícolas, que melhorem a eficiência e a colaboração no setor.
b) Agricultura de Precisão Integrada: desenvolver soluções para agricultura de precisão que atendam tanto pequenos agricultores - com ferramentas e aplicativos acessíveis — quanto grandes produções, integrando tecnologias como drones, sensores IoT, aprendizado de máquina e análise de dados, para monitoramento em tempo real, tomada de decisão baseada em dados e otimização de recursos.
c) Agricultura Urbana e Vertical: explorar métodos inovadores de produção de alimentos em ambientes urbanos, incluindo agricultura vertical, hortas urbanas e sistemas hidropônicos.
d) Saúde e Bem-Estar animal Sustentável: desenvolver soluções que combinem o monitoramento da saúde de animais de fazenda, com tecnologias que permitam identificar doenças precocemente e práticas sustentáveis na Medicina Veterinária, priorizando alternativas ambientalmente amigáveis para tratamentos e promoção do bem-estar animal.
e) Gestão Sustentável de Resíduos Agrícolas: buscar soluções para tornar a agricultura mais sustentável, com foco na redução do uso de agroquímicos, melhoria na gestão de resíduos e práticas regenerativas, como a conversão de resíduos em biogás ou fertilizantes orgânicos.
A partir do momento da inscrição da equipe até o mês de novembro, as equipes participantes poderão agendar mentorias exclusivas com a equipe do StartFAG (Núcleo de Empreendedorismo da Instituição) para esclarecimento de dúvidas ou auxílio na elaboração dos Pitchs. Além disso, devem participar das oficinas e atividades previstas no edital.
As apresentações dos pitches finais ocorrerão no dia 28 de novembro.
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo