Egressa de Nutrição participa do 10º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul
Nalanda Souta dos Santos apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso durante o evento
A nutricionista egressa Nalanda Souta dos Santos, graduada em 2024, participou do 10º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul e Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul (10º COSIMP), realizado de 17 a 19 de setembro na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O evento contou com palestras, mesas-redondas e minicursos, além da apresentação de trabalhos científicos nas modalidades oral e pôster, envolvendo áreas como farmácia, análises clínicas, alimentos e saúde pública, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.
Nalanda apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o evento. Intitulada “Análise do rótulo de alimentos industrializados com apelo saudável em supermercados e comparação com a legislação vigente”, a pesquisa avalia se os rótulos desses produtos realmente cumprem o que a legislação exige e se correspondem à ideia de alimentos mais saudáveis.
Para a profissional, eventos científicos complementam sua trajetória profissional. “Sei que momentos assim ampliarão minha base de conhecimento e me colocarão em contato com diferentes realidades e perspectivas. Além do aspecto científico, também foi um momento de networking e troca de experiências que fortalecem minha formação e me motivam a buscar atualização constante”, conta.
A nutricionista relata que a experiência de estar cercada de profissionais de referência foi enriquecedora. “Isso me proporcionou acesso a conhecimentos atualizados e discussões relevantes sobre temas que estão em evidência. Além disso, participar desses eventos me permitiu enxergar a Nutrição de uma forma ainda mais integrada com outras áreas da saúde e da ciência, o que é importantíssimo dentro de qualquer área da saúde”, destaca.
Para além da ciência, a participação no 10º COSIMP proporcionou motivação. “Me inspirou muito ver a dedicação dos pesquisadores que continuam produzindo ciência de qualidade, mesmo diante de tantos desafios. Isso reforçou a importância da pesquisa e mostrou o impacto real que ela pode ter tanto na prática clínica quanto na saúde pública”.
Nalanda deixa um conselho para os acadêmicos que ainda não iniciaram ou estão começando sua jornada científica. “Participem desses eventos! São oportunidades únicas de aprendizado e crescimento. Cada palestra e cada conversa traz algo novo que pode transformar sua forma de pensar e agir. Esses eventos nos colocam em contato com pessoas que estão produzindo ciência e que têm muito a compartilhar, o que amplia o conhecimento e inspira a refletir e inovar na profissão. Além de contar muito no currículo”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel