A professora Edna Schaeffer, do curso de Pedagogia da FAG Toledo, realizou, na última quinta-feira (30), mais uma etapa da "Maratona do Conhecimento em Foco: Trilhando Saberes com Colaboração e Reflexão". A atividade é idealizada a partir da disciplina Matemática e Metodologia do Ensino I e foi desenvolvida na sala Yellow de metodologias ativas, com o 4º período de Pedagogia.
A maratona funciona de forma gamificada, com pontuação por desafios cumpridos, baseada em conteúdos trabalhados na disciplina, envolvendo resolução de problemas, argumentação lógica, aplicação de metodologias de ensino e reflexão crítica sobre a prática docente. "Cada etapa contempla conteúdos trabalhados nas disciplinas e propõe atividades que exigem resolução de problemas, argumentação lógica, aplicação de metodologias de ensino e reflexão crítica sobre a prática docente, com foco na valorização dos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, respeito mútuo, empatia, colaboração e escuta ativa", elenca a docente.
A atividade também incentiva a revisão e consolidação de conteúdos, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências essenciais para a formação docente. "Essa estratégia permite que os acadêmicos revisitem conteúdos de forma significativa e participativa, contribuindo para uma formação mais sólida e humanizada. A proposta visa não apenas fortalecer a aprendizagem dos conteúdos curriculares, mas também estimular atitudes proativas, éticas e reflexivas, alinhadas às exigências da prática pedagógica contemporânea", explica Edna.




