Professoras do Ensino Bilíngue fazem curso de aperfeiçoamento da Universidade de Oxford
Materiais e formações da universidade britânica contribuem para um ensino completo e atual da língua inglesa
O Ensino Bilíngue do Colégio FAG é um projeto que vem crescendo desde sua implementação, em 2017. Hoje, em todas as turmas do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, a língua inglesa não está concentrada somente nas aulas da componente curricular, mas também no uso da língua em projetos e aulas de Ciências, que utilizam o idioma como ferramenta de aprendizado, permitindo maior contato dos alunos com a língua.
Parte do crescimento do projeto no Colégio FAG vem da parceria com a Universidade de Oxford, instituição britânica da qual são utilizados os materiais didáticos e que fornece apoio à formação continuada de docentes e gestores.
Fernanda Grandi Terra, coordenadora do Ensino Bilíngue, explica que a parceria é um diferencial do ensino. “O material é completo, e as aulas são organizadas para aproveitá-lo no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas, de forma que o aluno se aproprie do idioma. Os treinamentos de uso do material também são eficientes nesse sentido”, explica.
Em 2025, por exemplo, Fernanda, junto às professoras Diullye Miola Onorio e Denise Oliveira, participou de um curso de 120 horas oferecido pelo Departamento de Educação Continuada da Universidade de Oxford. Nele, os docentes puderam se aperfeiçoar profissionalmente, aprimorando o uso de metodologias de ensino centradas no aluno e ampliando o repertório de recursos didáticos.
O curso foi dividido em 5 módulos: Abordagem centrada no aluno (SCA), Desenvolvimento de habilidades na educação bilíngue (SD), Scaffolding e Planejamento de Aulas (SLP), Organizações e metodologias para o ensino bilíngue (FR) e O uso de avaliação (AS).
Djiully Miola comenta que já percebe o resultado dos aprendizados do curso nas aulas. “ Realizar esse curso foi muito enriquecedor. Pudemos colocar em prática novas metodologias e notar o resultado delas em nossos alunos, que estão mais engajados, com trabalhos em grupos e a metodologia CLIL”.
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Toledo
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel