Cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual participam de aula magna com comunicadores que atuam no Japão
Érika Okazaki e Jonathan Haerter foram convidados para conduzir um bate-papo enriquecedor na área da Comunicação
Na terça-feira (19), os cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual do Centro Universitário FAG participaram da aula magna com os comunicadores Érika Okazaki e Jonathan Haerter, empreendedores na área de Vídeo Marketing e correspondentes internacionais do SBT na Ásia. O casal, residentes no Japão, conduziu um bate-papo sobre a trajetória acadêmica e profissional, através de histórias de vida e dicas para a carreira na comunicação.
“Érika e Jonathan representam os profissionais que buscamos formar nos cursos: empreendedores, inovadores e sem medo de explorar novos mercados. Por isso, nesta aula magna, reunimos profissionais que possam compartilhar suas histórias”, explica Ralph Willians, coordenador dos cursos.
A conversa entre os convidados, acadêmicos e professores proporcionou troca de experiências e apresentou detalhes sobre as possibilidades de atuação no ramo da comunicação. “O nosso propósito foi trazer as nossas vivências. Acredito que ouvir histórias nos conecta e traz insights, principalmente sobre caminhos na profissão que algumas pessoas possam não ter imaginado”, relata Érika Okazaki.
Enquanto acadêmica de Jornalismo, Thauana Marin descreve a aula magna como uma oportunidade de aprendizado e conhecimento. “Os profissionais têm uma carreira incrível e transmitiram muitos ensinamentos importantes para quem está se formando tanto em Jornalismo quanto em Produção Audiovisual. Foi uma oportunidade maravilhosa conhecer de perto a Erika e o Jonathan!”, comenta.
Carreira: além das fronteiras
Érika Okazaki é egressa do curso de Jornalismo, formada em 2006. Sua história com o Centro FAG iniciou muito antes da graduação, quando ainda era estudante da 7ª série e conheceu a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira. “Quando era estudante de uma escola, aqui em Cascavel, criei um jornal impresso para conectar todos os alunos. Porém, precisava pagar os custos da impressão. E foi então que entrei em contato com a Jaqueline perguntando se ela aceitaria patrocinar a ideia”, recorda. Assim, a parceria foi criada junto de uma promessa, idealizada pela pró-reitora: o jornal seria patrocinado e, futuramente, Érika retornaria à Instituição como acadêmica do curso de Comunicação Social.
“O tempo passou e no último ano da escola, fiz meu teste vocacional e o resultado foi quase 100% na área da comunicação. Naquele instante, lembrei da promessa e decidi cursar Jornalismo no Centro FAG”, relembra.
Durante a sua carreira, Érika atuou no telejornalismo voltado à moda e, em 2015, viveu experiências internacionais, nos Estados Unidos, ao lado de seu marido. Jonathan, formado em Biologia, passou a atuar na comunicação e o casal tornou-se uma dupla de trabalho. Juntos, eles viajaram por diferentes países, conheceram diversas culturas e, em 2019, aterrissaram em solo japonês com as malas cheias de experiências e prontos para uma nova página na carreira.
Com o objetivo de empreender, Érika e Jonathan estudaram as possibilidades da comunicação no Japão para colocarem os conhecimentos em prática. Atualmente, eles trabalham com a produção de vídeos para empresas, atendendo demandas dentro e fora do país, e atuam como correspondentes internacionais do SBT na Ásia.
Semana ComFAG
A aula magna com os comunicadores Érika e Jonathan proporcionou momentos de aprendizado e troca de experiências. Em abril, os cursos de comunicação no Centro FAG irão desfrutar de outras vivências imersivas através da Semana ComFAG. “Os alunos podem esperar inovação, descontração, oportunidades de networking e conhecimento. Teremos a presença de profissionais do mercado local que também estão à procura de talentos para possíveis contratações para compor seu time de profissionais”, explica o coordenador Ralph.
O evento ocorrerá do dia 22 a 25 de abril e contará com lançamento de livros, oficinas temáticas e jogos entre acadêmicos. Ao todo, mais de 10 oficinas estão confirmadas, que vão de Inteligência Artificial à grafite, cinema, preparação vocal e moda.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel