Professor da FAG Toledo palestra em Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Docente também é delegado da Polícia Civil do Paraná, onde atua no combate ao sistema criminoso na Região
O professor Fábio Freire, do curso de Direito da FAG Toledo, foi um dos palestrantes convidados do III Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado nesta quarta-feira no auditório do Colégio Premen. O docente também é delegado da Polícia Civil e explanou sobre o trabalho desenvolvido na região Oeste e no Estado do Paraná para identificar criminosos que possam estar envolvidos com o tráfico de pessoas e, a partir dessa investigação, alertar a rede que atua no enfrentamento e, consequentemente, proteger as possíveis vítimas.
Em sua fala, o professor destacou a importância da articulação interinstitucional no combate aos casos, ressaltando o conhecimento das políticas públicas locais para o desenvolvimento de ações integradas, que envolvem capacitações, campanhas, operações conjuntas e acolhimento especializado. "Trouxemos um pouco do nosso trabalho enquanto Polícia Civil e como esse trabalho precisa ser feito de forma conjunta entre os profissionais, incluídos os da segurança pública, para desarticular essa rede e prevenir casos na região, principalmente porque fazemos parte de uma área de fronteira", explica.
O profissional também elencou os dilemas do enfrentamento, que vão desde a invisibilidade do crime — muitas vezes associado a outros delitos — à subnotificação, resistência das vítimas (que podem se tornar vítimas reincidentes) e à dificuldade investigativa que envolve todo o processo. "Por isso é tão importante estruturarmos as políticas de prevenção, orientar, proteger e dar assistência às vítimas, além de reprimir e responsabilizar os autores", alerta.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel