PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
Evento destacou práticas desenvolvidas ao longo do ano e reforçou a relevância do programa para a formação docente
No dia 4 de dezembro, acadêmicos, orientadores e preceptores do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) se reuniram para o encerramento das atividades de 2025. O encontro marcou a finalização do ciclo anual do programa, reunindo os participantes para apresentação dos trabalhos, experiências e resultados construídos ao longo do ano.
Durante o evento, os grupos compartilharam práticas desenvolvidas nas escolas parceiras, avanços observados em sala de aula e reflexões sobre os desafios da formação docente. As apresentações evidenciaram o impacto do programa tanto na aprendizagem dos estudantes da educação básica quanto na formação acadêmica dos futuros profissionais da educação.
Para a coordenadora institucional do programa, professora Margarete Nath, o encerramento simboliza mais do que uma conclusão. “Hoje celebramos o crescimento de cada acadêmico e também o fortalecimento das escolas participantes. O PIBID possibilita vivências reais da docência e contribui para uma formação mais sensível, preparada e conectada com a realidade da educação básica”, expressa.
O pró-reitor acadêmico, professor Afonso Cavalheiro, ressalta a relevância do PIBID no contexto institucional e social. “O programa tem um papel essencial na valorização da carreira docente. O que vimos aqui não são apenas atividades, mas processos educativos consistentes, que impactam comunidades escolares e fortalecem a formação inicial de professores.”
O clima da noite foi de reconhecimento, troca de vivências e celebração do aprendizado coletivo, um momento para valorizar trajetórias, desafios superados e o compromisso dos participantes com a educação pública de qualidade.
A acadêmica Jayane Rodrigues de Souza, do 8º período do curso de Pedagogia do Centro FAG, conta que sua perspectiva com relação à sua profissão mudou a partir do PIBID. “É uma experiência maravilhosa de aprendizado e vivência. Se posso deixar um conselho para os acadêmicos que ainda não participam do programa é: participem”.
Bianca Martini da Silva, do 4º período de Pedagogia, também destaca o papel transformador do programa. “Participei do PIBID ao longo deste ano, e foi uma experiência muito legal, muito incrível. Todos os cursos de licenciatura podem participar do pibid e isso só contribui com nossa formação”.
O PIBID é um programa da CAPES, realizado em parceria com instituições de ensino superior, estados e municípios. Na FAG, o subprojeto de Alfabetização teve início em outubro de 2024 e segue até outubro de 2026, envolvendo 120 discentes, cinco coordenadores, 13 escolas municipais e 15 professores da Educação Básica.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo