FAG - Institucional
Apresentação

A Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO, com sede no Município de Toledo, Estado do Paraná, é uma instituição particular de ensino superior mantida pela Fundação Assis Gurgacz. A Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO resultou do processo de mudança de mantença, deixando o nome Fasul - Faculdade Sul Brasil, credenciada como faculdade isolada de ensino superior, pelo Ministério da Educação através da Portaria n.º 2.135, de 22 de dezembro de 2000, publicada no Diário Oficial da União n.º 249-E, de 28/12/2000. A mudança de nome da Fasul foi autorizada pela PORTARIA n.º 923, de 21/08/2017, publicada no DOU nº 161, p. 90 e 91, em 22 de agosto de 2017. A Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO, anteriormente Faculdade Sul Brasil, iniciou suas atividades acadêmicas no ano letivo de 2001.

O entendimento do papel da educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica vem permitindo reforçar a responsabilidade social da FAG TOLEDO como Instituição de Ensino Superior e sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão/assistência como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional.

O horizonte que se busca é a qualidade das ações institucionais, sejam administrativas ou acadêmicas de forma a constituir-se em diferencial no segmento do ensino superior cuja qualidade pressupõe uma boa infraestrutura, corpo docente titulado e projetos pedagógicos com conceitos elevados junto ao MEC. A qualidade é relacional, portanto, não está sediada em nenhum lugar e está em todos ao mesmo tempo. Torna-se referencial competitivo e característica da instituição quando é fortemente percebida pelos acadêmicos, sujeitos para os quais a instituição existe.

Missão, visão e valores

Promover ensino de qualidade em um ambiente de excelência em que todos queiram pertencer; despertar a chama da inovação e inspirar os acadêmicos para que sejam profissionais éticos e empreendedores, capazes de realizar sonhos e transformar a sociedade.

Ser reconhecido internacionalmente como um Centro Universitário moderno e atualizado, comprometido com a formação de agentes realizadores.

  • Liderança
  • Empreendedorismo
  • Inovação
  • Responsabilidade Social
  • Ética
  • Qualidade

Onde estamos

A Faculdade Assis Gurgacz – FAG TOLEDO localiza-se na cidade de Toledo, Região Oeste do Paraná, uma região de colonização recente, com população estimada de 1.228.825 habitantes (Fonte: http://www.amop.org.br), e reúne 51 municípios. Na Região Oeste, Toledo é um município, cuja efetiva ocupação deu-se nas décadas de 1940 e 1950, que apresenta atualmente, segundo o IBGE, um grau de centralidade, em relação aos demais, de forte para médio. O município de Toledo emancipou-se política e administrativamente em 14 de dezembro de 1952.

O município de Toledo destaca-se em várias áreas econômicas e humanas em sua região. A primeira delas é em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O município está 3º lugar em índice de desenvolvimento humano (IDH) entre as 10 maiores cidades do Paraná. Em relação à produção agropecuária, o Município de Toledo gera o maior PIB do Estado e o 11º do país. Nessa área, o destaque é a produção de soja e milho. Na pecuária, Toledo ocupa o 1º lugar em rebanho suíno do Paraná; 1º lugar em plantel de frango do Paraná e 3º maior produtor de leite do Paraná.

Na área educacional, o município conta com ampla rede de atendimento desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, com instituições públicas e privadas.Na área de saúde, o Município de Toledo é sede da 20ª Regional de Saúde do Paraná e, com isso, congrega 18 municípios da microrregião.

Na indústria, Toledo vem se destacando no ramo dos produtos alimentares, mas também se encontram em franco desenvolvimento indústrias de móveis, olarias, metalúrgicas, fábricas de rações, moinhos de cereais, artefatos de cimento, curtumes, fábricas de calçados e artefatos de couro, embalagens plásticas, bebidas, conservas e doces. Encontra-se em plena expansão, ainda, o polo têxtil, com a produção de fios, tecelagens e confecções, e a indústria de medicamentos.

Toledo é uma cidade rica em manifestações culturais, por isso o 2º maior Teatro Municipal do Paraná e eventos como a festa Nacional do Porco no Rolete. Existem inúmeros Clubes, Associações, Centro de Tradições Gaúchas - CTG, Igrejas com seus calendários de festas.

Nesse contexto, o objetivo maior da FAG Toledo é compartilhar com a sociedade local e regional sua competência administrativa, compartilhando experiências de gerenciamento empresarial para a área educacional. Os bons resultados empresariais dependem de elevada qualificação profissional. Essa é a justificativa maior da Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO em seguir pelo caminho da formação de profissionais de nível superior, altamente qualificados. A iniciativa traz embutida uma proposta de democratização da Educação, voltada para o atendimento das múltiplas necessidades educacionais demandadas pela população regional.

Meio ambiente

A FAG Toledo desenvolve várias ações voltadas à sustentabilidade, como o Projeto “Papel nosso de cada dia”, voltado à redução no uso de papel, à coleta seletiva e à destinação correta desse material; instalação de recipientes adequados para destinação das pontas de cigarro; lixeiras identificadas para separação dos resíduos; Trote solidário "Minerador do Bem", campanha em que toda a comunidade acadêmica recolhe tampinhas de plástico e lacres de alumínio, que são repassados a entidades que utilizam esses materias como forma de arrecadação de fundos para compra de instrumentos de ajuda a locomoção (cadeiras de rodas,muletas, cadeiras de banho etc..) e depois os destinam a pessoas gratuitamente;

Possui também o Bosque do Egresso que, além de uma ação de cunho ambiental, representa a passagem dos estudantes pela instituição e as marcas que permaneceram. São árvores nativas que vêm mudando o aspecto da IES. Além desse bosque, a IES disponibiliza ampla área de gramado para realização de atividades e eventos.

Sustentabilidade e Meio Ambiente são temas recorrentes em aulas magnas e projetos de extensão. São também disciplina obrigatória na maioria dos cursos da FAG Toledo.

Acessibilidade

A acessibilidade plena é o objetivo da FAG Toledo, ou seja, assegurar todas as condições para que os usuários tenham suas necessidades reconhecidas e plenamente atendidas pela IES. Nesse esforço, que é contínuo, a FAG Toledo possui espaços adequados do ponto de vista arquitetônico com instalação de rampas, barras de apoio e corrimões, banheiros adaptados em todos os blocos. Pedagogicamente, a FAG promove discussões e estimula os colegiados a desenvolverem mecanismos que garantam a inserção de conteúdos e metodologias promotoras de aprendizagem e oferece o serviço do NAE – Núcleo de Atendimento ao Estudante – com orientações aos estudantes, professores e familiares dos acadêmicos. Em seu quadro de colaboradores, a FAG Toledo conta com intérpretes, garantindo a acessibilidade comunicacional.

FAG Toledo atua continuamente na remoção de barreiras sejam de ordem arquitetônica, comunicacional, atitudinal, metodológica ou digital de forma a promover a inclusão de todos através da formação de professores, aperfeiçoamento de instrumentos, estratégias e critérios de avaliação, conteúdos e metodologias que favoreçam a inclusão.

Histórico

A Fasul – Faculdade Sul Brasil, criada em 2001, por intermédio da PORTARIA nº- 923, de 21/08/2017, passou pelo processo regulatório de mudança de mantença, passando a ser denominada Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO.

A sua mantenedora, a Fundação Assis Gurgacz, orienta para a continuidade do processo de desenvolvimento organizacional da IES, mantendo o arcabouço político-doutrinário, voltado à prestação de serviços socioeducativos, à transformação social, à manifestação do espírito democrático, ao desenvolvimento de valores éticos e da consciência cidadã, bem como para o desenvolvimento científico que permita atingir seus objetivos e atender as necessidades locais e regionais.

Com esta premissa, a FAG vem construindo, desde a sua criação, uma identidade pautada no fomento de conhecimentos que visam à transformação dos modos de vida de sua comunidade interna e externa.

Infraestrutura

A estrutura física da Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO apresenta espaços e ambientes que propiciam conforto e segurança. As instalações são adequadas para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e de convivência, bem como condições de acesso às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, através de rampas, corrimões e banheiros adaptados em todos os blocos.

Atualmente, A Fag Toledo dispõe de Setor de Tecnologia da Informação, Biblioteca com acervo aberto; espaço adequado e acessível para Secretaria Acadêmica, Tesouraria e Setor Financeiro, Logística; Sala dos professores, Sala de Reuniões, 56 salas de aula com boa acústica, iluminação adequada, ventilação, mobiliário com carteiras para obesos e canhotos, computador, projetor e quadro branco; Sala de atendimento aos alunos; Agência Experimental de Comunicação Integrada; cinco laboratórios de informática, com 150 computadores, softwares adequados aos cursos, projetor multimídia, tela de projeção, som ambiente, internet wireless e todos os computadores interligados em rede com acesso à Internet; Laboratório de hardware, Laboratório de Redes; Brinquedoteca, LEAFA, Sala do NAE - Núcleo de Atendimento ao Estudante; Laboratório de redação e produção gráfica, Laboratório de Fotografia, Laboratório de produção televisiva; Núcleo de Prática Jurídica; Laboratório do Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras. A FAG TOLEDO dispõe também de um auditório de 288,8m2, com 180 poltronas almofadas, com ar condicionado, equipamentos de som e palco.

As instalações da Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO estão sendo gradativamente construídas de acordo com o Plano Diretor. O projeto completo da FAG, quando concluído, totalizará 6 Blocos (1 a 6), Biblioteca, Teatro e Centro Cultural, Ginásio Esportivo / Capela, Prédio de Jornalismo Rádio e TV.

A realização de um sonho

A visão da Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO nasce do sonho dos seus idealizadores. Deste sonho percebe-se que a IES foi idealizada como uma Instituição de Ensino Superior engajada no processo de desenvolvimento local e regional, reconhecida por prestar serviços educacionais: ensino, pesquisa, extensão e assistência de qualidade e excelência, ofertando à sociedade profissionais empreendedores e/ou representantes da comunidade, éticos, de notória competência técnica e humanística, aptos para atuar com efetividade, eficiência e eficácia na sociedade do conhecimento e da informação, instável e competitiva, em um mercado globalizado em contínuas mutações; criativos e com capacidade de adaptar-se às mudanças.

Assim, a Faculdade Assis Gurgacz - FAG TOLEDO é um agente social de referência educacional e científica, cujo sonho é educar e formar pessoas para transformar a sociedade, sem fronteiras e limites geográficos, mediante o cultivo do conhecimento científico, tecnológico e cultural e em defesa e recriação do meio ambiente e nasce de um sonho de seus idealizadores:

"Hoje, há um novo sonho. O sonho de educar homens. Os caminhos desse novo sonho são outros, mas o mesmo destino: o futuro de muitos brasileiros. Sem fronteiras geográficas e sem limites culturais, pelos caminhos do saber, do conhecimento, da ciência, sonha-se formar cidadãos livres e conscientes, formar profissionais do novo tipo, capazes de planejar e construir uma nova sociedade, solidária, mais justa e igual, sem excluídos. É o Brasil de amanhã." Extraído do escrito como mensagem de boas vindas da família Assis Gurgacz aos acadêmicos das primeiras turmas dos Cursos de Pedagogia e Educação Física, em agosto de 1999, e fez parte do Manual do Acadêmico.