Centro FAG recebe intercambista da Eslováquia
Bianka Koyšová estudará Fotografia e vai atuar na Agecin
O curso de Fotografia do Centro Universitário FAG e a Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada) estão recebendo a intercambista Bianka Koyšová, que veio da cidade de Bratislava, capital da Eslováquia, país da Europa Central. A estudante ficará aproximadamente um ano no Brasil cursando a graduação e realizando atividades de estágio na agência.
Bianka chegou a Instituição por meio do Rotary Youth Exchange, que fez a intermediação junto ao coordenador de Fotografia, professor Ralph Willians. "É importante recebermos alunos de outros países pois agrega muito aos nossos acadêmicos no âmbito cultural, serve de incentivo na busca de um segundo idioma além de instigá-los para que no futuro também possam ser intercambistas", diz.
A vinda da eslovaca faz parte do processo de internacionalização dos cursos, que conta com o apoio do NRI (Núcleo de Relações Internacionais) da FAG, departamento responsável por todas as parcerias envolvendo intercâmbios. A pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, realizou a recepção da estudante na última sexta-feira (12). "É uma alegria poder receber a Bianka! Desejo que ela possa aproveitar muito nosso campus e a nossa cidade neste período. Estamos à disposição para ajudar em tudo que for possível", afirma.
Também deram as boas-vindas a Bianka, o pró-reitor acadêmico, professor Afonso Cavalheiro Neto; o coordenador do NRI, professor Julio Tozo; o coordenador de Publicidade, Design Gráfico e Multimídia, professor Alex Carmo; e a professora responsável pela Agecin, Nattalia Todeschini Vieira.
"Obrigado por me darem a oportunidade de estudar aqui!"
"Estou apenas há alguns dias no Brasil, mas já sei que vou gostar muito de viver aqui neste período de intercâmbio. Nasci e vivi na capital do meu país, Bratislava, durante quase toda a minha vida. Todos os meus amigos e família estão lá. Esta pode ser a parte mais difícil de uma troca, não ter as pessoas que amamos à nossa volta, no entanto sinto que uma vez que nos abrimos a novas experiências, é muito mais fácil", diz a intercambista.
Bianka comenta que sempre foi seu desejo poder se abrir a oportunidades. "Sair da zona de conforto é, na minha opinião, a melhor coisa que se pode fazer, especialmente quando se é jovem. Aprender uma nova língua, experimentar uma nova cultura, suas comidas e conhecer novas pessoas é algo que gosto muito! É por isso que estou muito feliz por poder estudar na FAG. Vou ter aulas de fotografia, algo que sempre quis melhorar e sinto que esta é a melhor oportunidade".
A europeia agradece todo o acolhimento recebido. "Embora seja a minha primeira semana na universidade, todos aqueles que conheci foram muito simpáticos e extrovertidos, o que torna tudo muito mais fácil. Agradeço a todos os que tentam ajudar, uma vez que ainda não falo português. Estou muito ansiosa pelo dia que poderei compreender todas as minhas aulas e me sentir totalmente em casa aqui em Cascavel. Obrigado por me darem a oportunidade de estudar aqui, já estou desfrutando tudo ao máximo", comemora.
Bianka elogia a Instituição. "Sinto que na FAG há uma atmosfera muito agradável entre toda a comunidade acadêmica. Estou entusiasmada com tudo que vou viver pela frente e também com o fato de conhecer novas pessoas aqui na universidade".
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel