Acadêmico de Medicina da FAG recebe prêmio de melhor apresentação em congresso internacional em Paris
Maycon apresentou pesquisa sobre resistência bacteriana
O acadêmico Maycon Gabriel Duarte Teixeira, do 11º período do curso de Medicina do Centro Universitário FAG, apresentou uma pesquisa no “5th World Congress on Global Healthcare and Medicine”, realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, em Paris, na França. Lá, o estudante apresentou os resultados de sua pesquisa científica sobre resistência bacteriana, um dos principais desafios da medicina contemporânea. Recentemente, em março, recebeu a notícia e a certificação de melhor apresentação entre os pesquisadores jovens do congresso.
A apresentação intitulada “Epidemiological profile of diabetic patients with infections hospitalized in a teaching hospital in the West of Paraná – Brazil” estudou a prevalência de bactérias e seus perfis de resistência a antibióticos em pacientes diabéticos internados entre 2015 e 2022 no Hospital São Lucas. O estudo permite delinear um perfil epidemiológico importante para o aperfeiçoamento do atendimento clínico e da prática médica baseada em evidências. O outro trabalho apresentou a experiência da estruturação da Liga Acadêmica de Pesquisa Científica (LAPC-FAG) e do grupo de pesquisa Salus&Scientia, dos quais Maycon é fundador e coordenador científico.
Para o acadêmico, a participação no congresso já representava a realização de um sonho e o reconhecimento veio como uma surpresa ainda maior. “Participar de um congresso internacional já era uma grande realização. Mas ter a minha apresentação reconhecida como a melhor entre os estudantes pesquisadores superou a expectativa. Esse prêmio tem um significado muito especial, porque não representa apenas uma conquista individual, mas o resultado de um esforço coletivo. Ele carrega o apoio da FAG, dos meus orientadores, colegas, e, principalmente, da minha família”.
O Centro Universitário FAG se destaca pelo incentivo à pesquisas acadêmicas, apoio que foi essencial na trajetória do estudante. “A iniciação científica na FAG foi fundamental desde os primeiros projetos até o aprofundamento na pesquisa. Esse reconhecimento internacional é resultado direto das oportunidades, do incentivo e da base sólida oferecida pela instituição”, explica Maycon.
O coordenador do curso de Medicina, Dr. Rui Almeida, também parabenizou o acadêmico pela conquista. “Este reconhecimento internacional mostra a dedicação do estudante e todo desempenho apresentado. Iniciativas como esta mostram a importância de continuarmos a incentivar o pensamento crítico e a produção de conhecimento. Estão, pois, todos de parabéns!", destaca.
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Toledo
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel