FIES NA FAG

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

O QUE MUDOU

O novo FIES mudou para melhor. Tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo. O novo FIES está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.



PASSO A PASSO PARA O FINANCIAMENTO

1. Inscrição no fies.mec.gov.br

Faça sua inscrição no fies.mec.gov.br e preencha os dados solicitados. No primeiro acesso, você deverá informar seu numero do CPF, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha que será utilizada sempre que você acessar o sistema.

Clique em "Inscreva-se no FIES" - Primeiro Acesso - preencha os campos solicitados. Feito isso, você receberá uma mensagem no e-mail cadastrado para validações do acesso. A partir daí, você poderá acessar o fies.mec.gov.br e fazer sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2. Validação das informações

Após você concluir sua inscrição no fies.mec.gov.br, você deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisao e Acompanhamento - CPSA FAG/Dom Bosco conforme prazo constante na incrição, documentos poderão ser enviado por meio eletônico [email protected] ou presencial, documentos conforme link abaixo:



3. Contratação do Financiamento

Após a validação das informações, você deverá comparecer ao agente financeiro para contratação do FIES, munido de documentos documentos solicitados pelo agente financeiro, conforme portaria Nº 230 de 22 de abril de 2021, o aluno fica dispensado da apresentação do DRI, o agente financeiro deverá valer-se das informações e dos dados disponíveis no sistema eletrônico para o processo de transferência e integralidade necessária, lembrando somente de obedecer o prazo para validação.

O banco responsável pelas contratações é a Caixa Economica Federal.

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK