Professora da FAG campus Toledo e egressa de jornalismo apresentam documentário em Seminário da Unila

A professora Rosselane Giordani e a egressa do Curso de Jornalismo da FAG, Camila Andrade participaram do Seminário Memórias, Territórios e Afetos

24/07/2017



Com o objetivo de discutir territorialidades, migração, fronteiras e suas memórias a Universidade Federal de Integração Latino Americana (Unila) realizou no mês de julho o Seminário Memórias, territórios e afetos. O evento aconteceu no campus da Unila em Foz do Iguaçu e contou com a participação da professora do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, Rosselane Giordani e também da egressa do Curso de Jornalismo, Camila Andrade.


Segundo a professora Rosselane a oportunidade em participar do evento veio por meio do convite institucional da Unila através da professora Franciele Rebelato, do Curso de Cinema  e Audiovisual. ?Na oportunidade falamos sobre a experiência que foi estabelecida com a Unila por meio do Projeto de Extensão Cinema na Curva do Rio, que passou por Toledo na época em que atuava como secretária de cultura do município. Desse projeto desenvolvemos o Festival de Curtametragem ? Curta Toledo, pela prefeitura de Toledo que também contou com a parceria da Fasul na época?, lembrou Rosselane. ?Esse projeto chegou em Toledo e capilarizou outras forças que fizeram nascer o Festival de Curta e o incentivou produções audiovisuais que retratassem nossa região?, frisou a professora. Ela conta ainda que o resultado desse trabalho foi relatado no artigo ?Festival Curta Toledo:narrativas audiovisuais da região oeste do Paraná e também no artigo sobre o documentário ?Jejuvy - Uma luta incansável: da discriminação da sociedade à tentação dos espíritos?, que foi publicado na I Edição da Revista Conectando Saberes e Práticas com o tema "Audiovisual e Comunidade", que trouxe projetos parceiros da região. No seminário foi feito o lançamento da Revista que trouxe relatos de experiências, artigos e memórias da rede audiovisual e afetiva construída nos últimos anos na fronteira trinacional.

De acordo com a professora Franciele Rebelato a Revista PET Conectando Saberes e Práticas nasce neste entrelugar e sobre uma territorialidade marcada pela terra marrom paranaense e entre as águas crescentes das Cataratas do Iguaçu, dos Rios Iguaçu e Paraná e, ainda, ao lado do lago da Itaipu Binacional. ?A Revista tem o intuito de ser um espaço de troca de conhecimentos, discussão e difusão, tematizando questões relacionadas ao território, à memória e às poéticas audiovisuais, considerando as possibilidades de diferentes diálogos interdisciplinares, diante da característica central do Programa de Educação Tutorial da UNILA?.


Outro trabalho que também foi apresentado no Seminário foi o Documentário produzido pelas egressas de Jornalismo Camila Andrade e Sindy Sphor, orientadas pela professora Rosselane Giordani. O documentário foi produzido como trabalho de conclusão de curso. ?Esse trabalho é motivo de muito orgulho para nós, apresenta-lo na Unila para alunos do Curso de Cinema e falar sobre a experiência de olhar para nosso território do ponto de vista das memórias, dos olhares dos seus personagens revelou-nos histórias dramáticas sobre o ?esmagamento? da comunidade indígena guarani em Guaíra?, afirma a professora que orientou o documentário?. Para Camila Andrade, jornalista pela formada pela Fasul em 2015, o documentário revela também a identidade cultural da região oeste, ao mesmo tempo em que denuncia o drama do suicídio entre jovens nas aldeias indígenas Guarani no município de Guaíra. ?Compartilhamos da nossa experiência como jornalistas em contar histórias por meio da linguagem audiovisual que tem um alcance e um poder de sensibilização das pessoas?.

A professora Rosselane Giordani relata ainda que o Documentário Jejuvy também foi apresentado no Seminário Nacional de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (2016), Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Unioeste/Toledo (2016) e também conquistou o 2 lugar na categoria audiovisual no Prêmio Sangue Novo (2016), promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná. ?Isso demonstra que estamos no caminho certo, nossa missão é formar jornalistas que façam a diferença e o reconhecimento a estes trabalhos coroa o trabalho de todos, professores, acadêmicos e universidade?, destacou Rosselane.
 

1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo
1764799481.jpeg
Coral da OAB realiza apresentação especial na FAG Toledo
03
Dezembro
2025 Toledo