Alunos propõem ideias de negócios na Feira do Empreendedorismo da FAG Toledo
Alguns dos trabalhos apresentados surpreenderam a comissão julgadora do evento
Ideias de negócios para todos os públicos, gostos, demandas e paladares. Assim foi a segunda edição da Feira do Empreendedorismo dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais da FAG Toledo, realizada na última sexta-feira (14). Onze estantes espalhados pelo ginásio chamaram atraíram a atenção de acadêmicos, professores e técnicos da instituição. "Nós criamos um produto que já existe no mercado, que é o fondue, mas com algumas diferenças em termos de sabores e também com um nome apelativo para ser também uma boa estratégia na hora de atrair público", relata o acadêmico Luiz Hammer Jam do curso de Processos Gerenciais. O grupo dele criou a loja "La Casa de Fondue". Entre os projetos gastronômicos também se destacam as barracas de doces, salgados, assados, bolachas, esfiha aberta e mini pizza. O grupo da aluna Nadine Mafra de Processos Gerenciais apresentou uma proposta para acompanhar a comilança. "Nós fizemos uma banca de drinks, com várias possibilidades de sabores e misturas, usando frutas frescas e produtos de qualidade para garantir um produto final atraente e saboroso", comenta, ressaltando que os itens vendidos não possuíam álcool na composição.
Outro grupo que ganhou centenas de visitantes no estande foi o do acadêmico José Machado do curso de Gestão de Recursos Humanos. Eles apresentaram itens de segurança como a corda para trabalhos em plano elevado e óculos de segurança. "Se a pessoas estiver com óculos de segurança que custa apenas 10 reais ele já garante a saúde dos olhos contra impactos. São investimentos baixos, mas importantes para o empresário e para o trabalhador", comenta o estudante.
O professor Antonio Carlos Chidichima trabalhou com a produção dos projetos junto aos estudantes avalia a feira como um sucesso em termos de pesquisa e empenho por parte dos acadêmicos. "Eles realmente superaram a primeira edição com ideias muito interessantes. A gente vive um momento de crise, mas é em épocas como agora que surgem grandes ideias, empreendimentos, criatividade que supera as dificuldades. Eles aprendem aqui e poderão levar para a vida pessoal e profissional deles o que é excelente", comenta.
O coordenador dos cursos de Processos Gerenciais e RH, Adroaldo Carniel ressalta a importância dos estudantes pensarem formas de empreender durante a graduação. "Existe um mundo de possibilidades de empreender, de criar, inovar. Nós lançamos este desafio e eles acataram de imediato. O resultado é este evento muito bem organizado e cheio de surpresas", comemora.
A consultora do Sebrae Angélica Weirich foi uma das convidadas para avaliar os trabalhos. "Ano passado eu acompanhei a produção, pois era docente aqui na FAG e agora, de longe, como convidada, percebo que eles evoluíram muito. Propostas interessantes que podem ir para o mercado com certeza. Muitas das ideias que foram expostas são interessantes e podem virar realidade", analisa.
As notas dos projetos já foram repassadas pelos avaliadores e em breve a organização do evento divulgará os melhores colocados.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel