Conexão Ortopedia: acadêmicos de Medicina aplicam conhecimento científico em videocast

Projeto de extensão visa esclarecer dúvidas sobre ortopedia com linguagem acessível e voltada à comunidade

05/07/2023


Acadêmicos do 5º período do curso de Medicina do Centro Universitário FAG foram desafiados a produzir episódios, no formato de videocast, sobre os temas mais frequentes em consultórios de ortopedia. O programa, chamado "Conexão Ortopedia", integrou o projeto de extensão, ministrado pela professora Caroline Kavalco.

A proposta de criação do videocast surgiu com o intuito de inovar no ensino da Medicina, buscando uma metodologia que fosse aplicada às tecnologias atuais. "Durante a pós-graduação de docência no ensino superior, que realizei na FAG, tive a ideia de trazer um novo formato para os acadêmicos, diferente do ensino tradicional da Medicina", explica Caroline.

O projeto de extensão incluiu a definição dos temas relacionados à ortopedia e a revisão bibliográfica nas principais plataformas de pesquisa, como o PubMed. A partir disso, os estudantes realizaram um levantamento dos estudos mais recentes e escreveram artigos científicos, contendo informações específicas sobre sintomas, causas, epidemiologia, diagnóstico e tratamento sobre doenças ortopédicas.

Para a última etapa das atividades, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de um curso sobre linguagem simples, via Escola Virtual do Governo Federal, sobre como transmitir informações técnicas para o entendimento da população em geral. Além disso, foi promovida uma aula especial sobre o formato de videocast, ministrado pelo jornalista Silvio Matos, que trouxe dicas para a gravação do programa. "A ideia do projeto é aprender a buscar a informação nas plataformas de pesquisa e transformar essa informação em uma linguagem mais simplificada. Ofertamos o curso para que os pacientes entendam o assunto no dia a dia", comenta Caroline.

No total, os acadêmicos foram divididos em grupos, que se separaram em funções para produzir o videocast, desde a apresentação até a gravação de vídeos que foram exibidos durante o programa. 

Da pesquisa à gravação: experiências acadêmicas

O videocast "Conexão Ortopedia" mobilizou os estudantes a se aprofundarem na temática ortopédica, tornando o conteúdo acessível à comunidade, a fim de esclarecer dúvidas frequentes sobre o assunto. Izabela Czui, acadêmica do 5º período de Medicina, relata que foi a primeira experiência em frente às câmeras, assim como para outros colegas de turma. "No programa, apresentamos de uma maneira mais dinâmica e com uma linguagem mais compreensível, para que todos pudessem entender e se informar mais sobre doenças ortopédicas. Acredito que esse foi o grande propósito do trabalho: atingir mais pessoas com o conhecimento", descreve.

Para Izabela, as atividades realizadas durante o projeto promoveram uma maneira diferente de adquirir e repassar conhecimento. "Aprendemos ainda mais quando ensinamos alguém. A realização do projeto foi um grande aprendizado para todos os acadêmicos. A dra. Caroline Kavalco nos presenteou com muitas oportunidades incríveis nesse último semestre, serei sempre muito grata", agradece.

"Os alunos se dedicaram bastante e tivemos uma resposta bem positiva. Tanto a parte científica de pesquisa, como escrita de artigo, quanto a de gravação do videocast, com uma linguagem mais simples e mais acessível, foram boas vivências para eles", comenta Caroline.

Videocast Conexão Ortopedia

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de utilizar o estúdio de gravação de podcasts, no Complexo Multimeios, localizado no Bloco 3. Ao todo, foram produzidos 12 episódios que estão disponíveis no Canal FAG, pelo Youtube. Confira a playlist completa pelo link.

1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel
1774917488.jpg
Centro FAG e APAE Cascavel promovem palestra sobre inclusão e Síndrome de Down
30
Março
2026 Cascavel
1774915677.jpg
Setor Social da FAG promove palestra com pais de participantes do Programa Jovem Aprendiz
30
Março
2026 Cascavel
1774912832.jpeg
Egresso do curso de Ciências Contábeis é aprovado no Mestrado na Unioeste
30
Março
2026 Cascavel
1774903749.jpeg
Zênite: startup desenvolvida no Centro FAG conquista premiação no 36º Congresso Brasileiro de Zoologia
30
Março
2026 Cascavel
1774903641.jpeg
Aula Magna da FAG Toledo debate empregabilidade com gestores da Coamo e Prati-Donaduzzi
30
Março
2026 Toledo
1774903343.jpeg
Projeto de extensão “Horta na Comunidade” une cursos de Agronomia e Psicologia do Centro FAG
30
Março
2026 Cascavel
1774902660.jpeg
Professor do Centro Universitário FAG conclui doutorado em Educação
30
Março
2026 Cascavel
1774902379.jpg
Curso de Direito promove 2º Papo Jurídico com foco em concursos públicos
30
Março
2026 Cascavel
1774554544.jpeg
Centro FAG abre pré-seleção para atletas participarem dos Jogos Universitários do Paraná
26
Março
2026 Cascavel