Estudantes de Design Gráfico desenvolvem jogo sobre Lago Municipal de Toledo

O Rolê no Lago foi atividade avaliativa integrada de três disciplinas e fez sucesso na internet

06/07/2023

Se você é de Toledo e ainda não ouviu falar no "Rolê no Lago", provavelmente é porque está fora do TikTok. Esse é o nome de um jogo de tabuleiro desenvolvido por estudantes do 1º Período de Design Gráfico da FAG Toledo como trabalho avaliativo de três disciplinas. O grupo que criou o jogo é formado pelos acadêmicos Maicon Eduardo Medeiros, Samuel Vinicius Calisto Ferreira e Vinicius Eduardo Kelniar, que além de viralizar nas redes sociais com o material de divulgação do trabalho, ainda conseguiram uma reunião com o prefeito da cidade, Beto Lunitti, para apresentar a ideia.

O jogo "Rolê no Lago" tem como cenário o Lago Municipal de Toledo, localizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth e a proposta é ter uma experiência imersiva em um dos principais pontos turísticos da cidade. O tabuleiro é cheio de referências à cultura e história do município, desde os personagens até as cartas. Os jogadores irão escolher com quem jogar entre Willi -  o porco, Mari - a pomba, Luiz - o cachorro, Ismael - o quati e Pabi - a capivara, todos animais que você encontrar pela cidade. Os nomes também fazem referência a pessoas e lugares específicos de Toledo, como a capivara Pabi, que foi uma homenagem ao Shopping Panambi.

A proposta da criação de um Boardgame partiu dos professores Gabriel Antunes, Wilson Nunes e Tiago Santana como forma de integrar o conteúdo das disciplinas de Ilustração, Processos Criativos e Design. Toda turma desenvolveu uma ideia de jogo e criou desde a narrativa, identidade visual até os elementos como tabuleiro, cartas e peças. O grupo do "Rolê no Lago", formado pelos acadêmicos Maicon Eduardo Medeiros, Vinicius Eduardo Kelniar e Samuel Vinicius Calisto Ferreira, acabou se destacando para além da sala de aula e dos corredores da faculdade. Eles se empolgaram na divulgação do jogo nas redes sociais e acabaram atingindo muitas pessoas. O primeiro vídeo publicado pelos estudantes no TikTok alcançou 17.8 mil visualizações. Assim, eles chegaram até o prefeito de Toledo, para quem apresentaram o jogo. Beto Lunitti se mostrou muito interessado na ideia e até propôs que mais exemplares fossem feitos e distribuídos nas escolas.

Para o estudante, Maicon Eduardo Medeiros, a experiência de dar vida ao "Rolê no Lago"  foi incrível, o deixou mais motivado com a faculdade e ainda ajudou a estimular sua criatividade. "Desde o início, quando decidimos desenvolver o jogo, senti uma empolgação imensa. Foi muito divertido desenhar as peças e pensar nas mecânicas que iriam compor o jogo. Nossas reuniões eram sempre cheias de energia e criatividade, pois todos estavam empenhados em contribuir com suas ideias", destacou. Maicon reforçou ainda que o grupo enfrentou desafios ao longo do processo. "Criar um jogo de tabuleiro requer muito trabalho e dedicação. Foi necessário fazer pesquisas, planejar e testar diversas vezes para aprimorar as mecânicas e garantir uma experiência de jogo interessante e envolvente", finalizou.

Todo o trabalho e as ações de divulgação foram feitas com empenho e companheirismo dos colegas. Para elaborar a ideia os alunos realizaram uma entrevista no lago de Toledo, buscando informações e inspirações para tornar o jogo mais autêntico. Os vídeos produzidos pelo Vinícius, ajudaram a alcançar um público maior e despertar o interesse das pessoas, já os textos, pensados pelo Samuel também contribuíram para o sucesso do projeto. O "Rolê no Lago" teve seu lançamento físico no evento Work FAG Toledo, que aconteceu  no dia 27 de julho, no Colégio Premen. Na ocasião, muitos alunos passaram pelo estande de comunicação para conhecer o jogo e ter a experiência de jogar. Além disso, os alunos também concederam entrevista para a Cateve, que esteve cobrindo o evento.

Centro FAG firma parceria com Universidade do Minho para mobilidade acadêmica
2024 Cascavel
Intercom: Multiverso é a melhor produção em telejornalismo da região Sul
2024 Cascavel