Trabalho de acadêmica de Nutrição é apresentado em congresso internacional
Eduarda Dantas e professoras do curso participaram do evento sobre nutrição funcional que ocorreu em São Paulo
A acadêmica do 8º período de Nutrição, Eduarda Dantas dos Santos, apresentou sua pesquisa científica no XVII no Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que ocorreu em São Paulo.
O trabalho, intitulado "Avaliação dos níveis de creatinina sérica e do tipo de dieta oferecida a pacientes hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva com Lesão Renal Aguda de um hospital localizado no Oeste do Paraná", foi orientado pela professora Ms. Marianela Andrea Díaz Urrutia, que também esteve presente no congresso, juntamente com as docentes Sabrine Zambiazzi e Thais Mariotto
De acordo com a aluna, a Lesão Renal Aguda é caracterizada por um declínio repentino da Taxa de Filtração Glomerular, que se expressa clinicamente mediante um aumento sustentado no valor da creatinina sérica e, ainda, redução da frequência e volume de urina.
"Em unidades de terapia intensiva, é comum os pacientes apresentarem Lesão Renal Aguda, por ser uma doença sistêmica, multifatorial e que contribui para aumento da morbimortalidade".
Para o estudo considerou-se uma amostra inicial de 223 pacientes, internados em uma unidade de terapia intensiva durante um período de seis meses do ano de 2022, tendo dois critérios de inclusão para participação, sendo valor superior a 0,3 mg/dL no parâmetro bioquímico de creatinina em 24 horas de internação e aqueles que apresentarão uma queda mais com valores acima de 2 mg/dL, com idade superior 18 anos e de ambos os sexos.
A pesquisadora explica que, dos 223 prontuários iniciais, 90 foram utilizados para a pesquisa, desses, 52 indivíduos foram identificados com a Lesão Renal Aguda no período de 24 horas, nos quais foi possível verificar que a prevalência de óbitos para a patologia, foi maior para homens e, ainda, que a evolução da dieta que os mesmos receberam durante o progresso do quadro clínico no decorrer do internamento foi um fator importante para prevenir a desnutrição e a reabilitação do paciente crítico em evolução.
"É uma doença que não possui uma etiologia correta, mas sim fatores que podem ser levados em consideração e a assistência nutricional adequada, tem influência diretamente no prognóstico da doença e com a estratégia nutricional individualizada, minimiza o prejuízo na composição corporal e melhora a qualidade de vida".
Para a futura nutricionista, a experiência a estimulou a buscar mais conhecimento para novas descobertas. "A busca de conhecimento deve ser constante, uma experiência incrível e enriquecedora para todos, um evento com muitas energias e novas conexões, o tema esse ano lembrou-se da importância de cuidarmos da nossa mente, da espiritualidade, o trabalho contínuo e com amor aos pacientes, porque o futuro é agora".
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel