Alunos da FAG Toledo criam campanha sobre os perigos do cigarro eletrônico
Trabalho foi compartilhado pela Secretaria de Saúde e estudantes foram convidados para palestrar sobre o tema
Nos últimos dias os acadêmicos Matheus Xavier, Vitória Pini e Gabriele Lunardi do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo estiveram em contato com centenas de estudantes da Rede Estadual de Ensino de Toledo. O motivo é a campanha criada por eles para alertar a juventude sobre os riscos do uso do vape, um cigarro eletrônico chamado popularmente de pendrive. "Nós queríamos fazer uma campanha de cunho social que fosse impactante e que pudesse causar uma reflexão no público da nossa geração. Fizemos uma pesquisa, conversamos com colegas da nossa idade e descobrimos que o cigarro eletrônico está na moda, faz mal para a saúde e pouco se fala a respeito disso", explica Matheus.
A partir do problema, os estudantes criaram uma campanha intitulada "lobo em pele de cordeiro". "Essa expressão representa muito a nossa pesquisa, porque o vape está na moda, as pessoas acham legal, mas na verdade ele é um veneno", alerta Vitória.
Na principal imagem da campanha aparece um pulmão com um cigarro eletrônico no lugar da entrada de ar, com a frase "seu pulmão não é recarregável". "Fizemos contato com a Secretaria de Saúde que está consciente e trabalhando com esta problemática e eles gostaram bastante da nossa companha e decidiram adotar também nas redes sociais oficiais", relata Gabriele. "Quando o cigarro comum virou moda, todo mundo achava legal fumar e não existia nada falando sobre os riscos de câncer e outros problemas de saúde, que surgiram décadas depois. Por isso nós achamos tão importante alertar os jovens para que parem o quanto antes. Nós também experimentamos e passamos pela modinha, mas felizmente não chegamos a viciar", complementa Matheus.
Com a repercussão, os estudantes foram convidados para palestrar em colégios da Rede Estadual. "O primeiro que entrou em contato foi o Colégio do Jardim Porto Alegre e eles estiveram lá conversando, apresentando a campanha e toda a pesquisa para aproximadamente 500 estudantes. É um assunto importante e que preocupa os professores, tanto é que outros quatro colégios fizeram contato para que os nossos alunos também apresentem a campanha", explica a coordenadora dos cursos de Comunicação da FAG Toledo, Talita Ferraz.
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel