Intercom: Multiverso é a melhor produção em telejornalismo da região Sul

O programa de TV, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da FAG, recebeu o prêmio no último sábado (20)

23/07/2024


O programa de TV Multiverso, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG, recebeu, no último sábado (20), o prêmio de melhor produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo do Sul do Brasil. O reconhecimento é da Expocom, mostra que integram o Intercom Sul, maior congresso de comunicação da região. O programa concorreu com diversas instituições públicas e privadas e foi avaliado por uma banca técnica formada por profissionais de outras regiões do país.

A produção faz parte da grade curricular do primeiro ano da graduação, dentro da área de projetos de extensão. O Multiverso estreou em março de 2023, totalmente desenhado pelos estudantes com suporte do professor Silvio Matos e do coordenador do curso, professor Ralph Willians. “Esse é um produto que tem muita qualidade e demonstra o empenho dos acadêmicos. Ficamos muito felizes com a premiação, que atesta que estamos no caminho certo”, diz Ralph. 

“O Multiverso é uma produção complexa, que segue os moldes das grandes emissoras de televisão do país, além de ser o único programa de TV universitário do Paraná com plateia. Os alunos têm a possibilidade de desempenhar todas as funções: produção; captação de imagens; reportagem; apresentação e edição, com isso desenvolvendo uma face multimídia. O objetivo é aperfeiçoar os talentos, de modo a colocar à disposição do mercado de trabalho os melhores profissionais. Este prêmio é um reconhecimento de todo o esforço de cada um dos acadêmicos. Estamos muito felizes com esse resultado e empolgados com a etapa nacional, que será realizada em setembro”, comenta o professor Silvio. 

Uma das alunas que participou ativamente e contribuiu com a construção do programa é a Maria Vitória Oliver. “O Multiverso veio para ser inovador e levar ao acadêmico a experiência televisiva desde o primeiro contato com a universidade. Esse prêmio significa muito para cada um que se dedicou para cada episódio, entrevista de estúdio, edição, pauta e tudo que a televisão pede do jornalista. Esse prêmio significa que somos os melhores!”, comemora. “Recebemos esse resultado com muita felicidade, uma vez que é o reconhecimento do trabalho de uma grande equipe. Ficamos muito animados com a conquista e esperamos que o prêmio seja um motivador para que os acadêmicos continuem a se dedicarem ao Multiverso”, acrescenta a acadêmica Rubia Inomata.

Filipe Vazquez foi o primeiro apresentador do Multiverso e não esconde a felicidade. “Este resultado é muito significativo para nós, considerando todo o esforço que tivemos. A concepção e a execução deste projeto foram focadas em alcançar prêmios como este, então atingir esse objetivo nos deixa muito felizes. Olho para trás e sinto muito orgulho do que realizamos, especialmente agora que fomos reconhecidos com este prêmio. É gratificante saber que contribuí para essa conquista. Todo o empenho foi recompensado”, afirma. “O Multiverso é um projeto desenvolvido com muito zelo e dedicação. Acredito que esse resultado homenageia excelentemente todo empenho dos acadêmicos, da equipe técnica e do professor Silvio. Muito feliz pela premiação”, diz Thauana Marin, que foi monitora, repórter e apresentadora do programa.

O Multiverso

O programa segue a linha soft news, ou seja, trabalha com notícias leves atreladas à linguagem do entretenimento. A produção, que é o projeto de extensão do 1º ano, é desenvolvida pelos acadêmicos da turma com apoio de estudantes dos demais períodos. O professor Silvio Matos é o editor-responsável do Multiverso, que conta com direção do coordenador de Jornalismo, professor Ralph Willians. 

Os quadros apresentados na versão ganhadora do Expocom Sul são: Multi Tech, voltado a tecnologia e inovação; Play Music, que conta com música ao vivo no estúdio; REC, com reportagens especiais; e Flash Cultural, quadro destinado ao fomento da cultural regional. O intuito do projeto, conforme o professor Silvio Matos, é possibilitar ao novo estudante trabalhar com conteúdos que já sejam da sua vivência, de modo que o aprendizado, baseado em metodologias ativas, se fixe da melhor forma, unindo teoria e técnica à prática do telejornalismo. "O Multiverso é um programa que nasceu alinhado à realidade que está se desenhando em todo o mundo, onde a tecnologia ganha ainda mais destaque englobando conceitos como o metaverso, a inteligência artificial e o novo modo que a cultura vem se desenvolvendo através das mídias sociais", conta.

O professor comenta sobre a linha soft news. "Este projeto foi concebido para ser uma escola de telejornalismo, por essa razão simulamos uma redação de TV e todas as funções e formas de produção de conteúdo. O conceito soft news está em voga no país e possibilita a união entre a informação de qualidade e a diversão que o entretenimento carrega. Deste modo, o Multiverso consegue trazer uma identidade atual, moderna e jovem desde o pacote gráfico, trilhas sonoras e estúdio até as reportagens e apresentação", explica.

"Contamos uma ampla estrutura de televisão e o Multiverso mostra como podemos transformar o ensino através da extensão universitária, de modo a colocar o acadêmico no cenário profissional desde o primeiro dia de aula. Nosso corpo docente está sempre atento ao mercado de trabalho e nas formas que podemos aproximar cada vez mais o estudante das empresas e também do empreendedorismo", diz o coordenador de Jornalismo, Ralph Willians. Além do Canal FAG no YouTube, o programa é exibido no canal de TV aberta 20.2. A frequência da produção é mensal. 

Confira a playlist do Multiverso 2023 clicando aqui. 




1739580785.jpeg
Centro FAG se destaca no Hackathon do Show Rural com o segundo e terceiro lugar
14
Fevereiro
2025 Cascavel
1739569717.jpg
Biblioteca do Centro FAG recebe exemplares do livro Memória do Teatro de Cascavel
14
Fevereiro
2025 Cascavel
1739551423.jpeg
Dilvo Grolli será homenageado no City Farm FAG
14
Fevereiro
2025 Cascavel
1739400561.jpg
Centro FAG marca presença no Show Rural Coopavel 2025 com estande interativo
12
Fevereiro
2025 Cascavel
1739388196.jpeg
Acadêmicos de Jornalismo participam do programa de trainee no Show Rural
12
Fevereiro
2025 Cascavel
1739310428.jpeg
Pós em Docência e Metodologias Inovativas está com inscrições abertas na FAG Toledo
11
Fevereiro
2025 Toledo
1739306879.jpeg
Professor Ney Arboleya assume coordenação pedagógica da FAG Toledo
11
Fevereiro
2025 Toledo
1739302864.jpeg
Publicitária egressa da FAG compõe júri do Pentawards 2025
11
Fevereiro
2025 Cascavel
1739302048.jpeg
Visita do CRP-PR fortalece parceria entre o Conselho e o curso de Psicologia
11
Fevereiro
2025 Cascavel
1738959123.jpg
Centro FAG marca presença no Show Rural com estande interativo e programação especial
07
Fevereiro
2025 Cascavel
1738881978.jpg
Gabrielle Zotti é a nova coordenadora adjunta de Direito na FAG Toledo
06
Fevereiro
2025 Toledo
1738878512.jpeg
FAG Toledo: Cursos de Licenciatura realizam primeira reunião de planejamento do semestre
06
Fevereiro
2025 Toledo