Coordenador de Engenharia Mecânica e Inteligência Artificial se torna Mentor Regional do PMI na América Latina
Como Mentor, além de coordenar as ações do PMI em todo o país, Sergio Mota será o responsável por levar os melhores projetos do Brasil para o mundo
O coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Inteligência Artificial do Centro Universitário FAG, Sergio Mota, foi selecionado como Mentor Regional LATAM Brazil do PMI (Project Management Institute), para os anos de 2025 e 2026.
O PMI trata-se da maior organização de gestão de projetos do mundo, atuando por meio da promoção, colaboração, educação e pesquisa para preparar organizações e indivíduos para trabalharem de forma mais inteligente e alcançarem o sucesso. “O PMI é uma comunidade de profissionais da área de projetos, que surgiu em 1969 com o objetivo de estudar quais as melhores formas de gerir projetos para maximizar resultados”, explica o docente.
Presente em todos os países e territórios do mundo, o PMI atua na gestão dos melhores projetos em andamento nas mais diversas áreas - agronegócio, saúde, inovação, tecnologia etc. “Todos os projetos de desenvolvimento de vacinas contra o covid-19, por exemplo, foram produzidos por meio das técnicas e práticas do PMI”, ilustra Mota.
Sergio iniciou sua trajetória na área de projetos ainda na faculdade, se tornando especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) após sua graduação. Apaixonado por gerir projetos relevantes, não tardou a iniciar uma caminhada como professor em graduações e programas de MBA. “Em 2010 me filiei ao PMI para me aproximar dos profissionais que eu reconhecia como os melhores do Brasil, então comecei a trabalhar no instituto além de fazer parte da comunidade de projetos”, relembra.
Ao longo destes 14 anos no Instituto, Mota já passou por diversas funções. Atualmente está concluindo seu mandato como Presidente do PMI no Paraná. “No primeiro semestre deste ano, participei do processo seletivo para Mentor Regional. O PMI divide o mundo em regiões, e na América Latina há três: LATAM Brasil, LATAM Norte e LATAM Sul. O Brasil possui uma relevância muito grande em projetos no mundo, e por conta de sua área expressiva, conta como uma região”, elucida.
A partir de janeiro do próximo ano, Sergio será o responsável pelos 15 capítulos do PMI no Brasil. “Dada a dimensão geográfica do Brasil, o PMI autoriza a criação de um capítulo por estado. Porque a sede é nos Estados Unidos, mas é necessário capilarizar as ações em cada estado, por isso criamos os capítulos”, explica.
Como Mentor, além de coordenar as ações do PMI em todos os estados do Brasil, Sergio será o responsável por levar os melhores projetos do país para o mundo. “É importante que, independentemente da área, os profissionais saibam lidar com gestão e gestão de projetos, porque é um mercado enorme, não dá pra ficar de fora”, pontua.
Para ele, além da responsabilidade de supervisionar os projetos da organização no Brasil inteiro, a nova função também amplia seus horizontes como docente e coordenador. “É nosso papel como professor ficar de olho no que está acontecendo mundo afora e trazer isso para nossos alunos. Eu tento colher o que há de melhor de tudo isso, para desdobrar em trocas de experiências com os alunos e incentivá-los a pensar diferente”.
Envolvido com projetos em várias áreas, Sergio investe parte do seu tempo em viagens e palestras, especialmente no Global Summit PMI. Em 2022, palestrou em Las Vegas; em 2023, em Atlanta; e em 2024 palestrará em Los Angeles, sobre o uso de Inteligência Artificial para ajudar em projetos sociais.
Para o professor, a conquista é uma imensa responsabilidade e uma honra maior ainda. “Me considero um profissional de projetos, e esse foi um passo planejado. Graças a Deus e a muito esforço, deu certo. Isso quer dizer que vou poder contribuir numa escala maior com minha experiência e meu conhecimento. Meu objetivo é o mesmo que o do Instituto: maximizar os resultados de projetos para melhorar o mundo. Me sinto feliz porque o impacto do meu trabalho será maior”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel