Acadêmicas de Ciências Contábeis ministram oficina para Jovens Aprendizes

Alunas aplicaram conceitos diversos sobre finanças em atividades teóricas e práticas

25/09/2024


Nesta segunda-feira (23), as acadêmicas do 4º período de Ciências Contábeis do Centro Universitário FAG, Kassiele Alberti, Luciane Aguiar do Valle Canalli e Suély Budke, sob a supervisão e orientação das professoras Anna Priebe de Avila e Cássia Girotto, ministraram  uma oficina sobre Finanças Pessoais durante o curso do Programa de Pré-Aprendizagem Profissional da Fundação Assis Gurgacz.

A iniciativa, parte de um Projeto de Extensão das acadêmicas, tratou sobre noções de orçamento, receitas e despesas, fluxo de caixa pessoal e poupança, além de montar um orçamento simples e prático com os jovens aprendizes. “O objetivo principal dessa oficina é ensinar a importância da gestão pessoal, estimulando os alunos a planejarem seus gastos e a definirem metas financeiras, pensando em conquistar, sem endividamento, sonhos como viagens, imóveis etc.”, ressalta o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Eudiman Heringer.

O coordenador também revela que a oficina foi de grande importância para as acadêmicas, que agregaram atividades no currículo e desenvolveram competências diversas. “Na atualidade o mercado de trabalho exige profissionais dinâmicos, que saibam lidar com desafios práticos e possuam habilidades interpessoais bem desenvolvidas. Neste sentido, as atividades extracurriculares são parte fundamental da formação acadêmica”, elucida.

Programa de Pré-Aprendizagem Profissional

A Fundação Assis Gurgacz realiza oficinas de pré-aprendizagem para adolescentes de 14 a 17 anos com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho e promover o bem-estar social, a convivência familiar e a qualidade de vida dos participantes. As atividades são multidisciplinares, buscando proporcionar uma base sólida para a inserção profissional.

O programa inclui ensinamentos teóricos em áreas como ética, cidadania, informática, comunicação e mercado de trabalho. Além disso, os adolescentes participam de atividades práticas, como entrevistas presenciais e online, e aprendem a elaborar currículos e postá-los em redes sociais.

“Essa iniciativa da Fundação Assis Gurgacz beneficia os adolescentes e suas famílias, propiciando um diferencial na vida desses jovens, contribuindo na formação inicial e direcionando caminhos para os primeiros passos em direção ao mundo do trabalho”, explica Salete Chrun, coordenadora do Setor Social da FAG.


1770928474.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
12
Fevereiro
2026 Cascavel
1770762701.jpeg
Egressa de Fonoaudiologia conquista primeiro lugar em residência multiprofissional
10
Fevereiro
2026 Cascavel
1770683485.jpg
NOTA DE PESAR
09
Fevereiro
2026 Cascavel
1770673702.jpeg
Direito na FAG Toledo é aprovação na OAB e sucesso na carreira Jurídica
09
Fevereiro
2026 Toledo
1770383059.jpeg
Centro Universitário FAG traz inovação e ciência ao Show Rural Coopavel
06
Fevereiro
2026 Cascavel
1770311640.jpeg
Docentes de Educação Física participam de reunião sobre os Jogos Universitários Paranaenses em Curitiba
05
Fevereiro
2026 Cascavel
1770249606.jpeg
Coordenadores do PIBID alinham metas e ações para o ano de 2026
04
Fevereiro
2026 Cascavel
1770240648.jpeg
Semana Pedagógica inicia com apresentação do calendário acadêmico na FAG Toledo
04
Fevereiro
2026 Toledo
1770239921.jpeg
Acadêmica de Fonoaudiologia é aprovada em concurso público ainda na graduação
04
Fevereiro
2026 Cascavel
1770149795.jpeg
Arquitetura e Urbanismo amplia acervo bibliográfico do Centro FAG
03
Fevereiro
2026 Cascavel
1770130841.jpg
FAG Toledo está com matrículas abertas para nova turma de Publicidade e Propaganda
03
Fevereiro
2026 Toledo
1770067017.jpeg
FAG Toledo homenageia alunos que se destacaram na graduação
02
Fevereiro
2026 Toledo