Acadêmicas de Jornalismo são premiadas no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Premiação ocorreu na Feira do Empreendedor 2024, em Curitiba
No último sábado (28), as acadêmicas do 6º período de Jornalismo, Rubia Inomata e Thauana Marin, conquistaram o 1º e 2º lugares na etapa paranaense do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Jornalismo Universitário. A premiação ocorreu na Feira do Empreendedor 2024, em Curitiba, onde as alunas também assistiram a palestras e participaram de oficinas.
Rubia Inomata conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Casablanca: uma história de resistência”, reportagem que protagoniza a videolocadora Casablanca, última de Cascavel, em uma luta para se manter aberta na era dos streamers. “A conquista do prêmio não existiria sem uma história inspiradora. A reportagem busca apresentar a jornada de seu Assis, proprietário da locadora, que, por meio do empreendedorismo, transforma a cultura da cidade e faz com que a Casablanca resista ao tempo, como uma relíquia do cinema”, afirma.
Thauana, que conquistou o segundo lugar na premiação, escreveu a reportagem “Moda transforma vidas de mulheres empreendedoras”, que junta duas paixões da acadêmica. “Me dediquei muito para a escrita da reportagem, que combinou dois temas que admiro: moda e empreendedorismo. Com base nos ensinamentos da prof. Letícia, sobre escrita literária, e a orientação do prof. Alcemar, produzir a matéria”, relata Thauana.
Os professores Alcemar Araújo e Leticia Barros orientaram as acadêmicas, e celebram a premiação em conjunto com o coordenador do curso, Ralph Willians. “O Prêmio Sebrae é um prêmio que vai agregar muito no currículo das meninas, é uma conquista que certamente será reconhecida e que tem muito a dizer do trabalho duro delas durante todo o curso”, declara Ralph.
“Tradicionalmente, a premiação reúne grandes profissionais do Jornalismo. Estar ao lado deles, logo no início da nossa caminhada na profissão, é muito enriquecedor. Foi um momento de valorização das produções realizadas durante a graduação, enquanto nós estamos em processo de aprendizagem”, afirma Rubia, que aguarda a etapa regional da premiação.
A escrita das reportagens fez parte do projeto “Abre Aspas”, blog em que os alunos publicaram reportagens como parte da matéria de Web Jornalismo. Acesse o blog aqui.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel