PESQUISA: FAG Toledo lança livro sobre uso de Tecnologias Digitais da Educação
Título apresenta compilado de trabalhos de pesquisa realizados por acadêmicos dos cursos de Licenciatura
Um dos pontos altos do dia de encerramento do XX Encitec na última semana foi o lançamento oficial do livro "O Uso das TDICs e as Novas Fronteiras do Ensino” compila uma série de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Pedagogia e Letras-Libras da FAG Toledo" pelo professor doutor Leandro Crestani. As pesquisas incluídas no volume são vinculadas à Linha de Pesquisa: "Comunicação, Educação e Interfaces Sociais", em que o docente é orientador, junto com o professor doutor Gabriel Paiva, pertencente ao Grupo de Pesquisa e coordenador pedagógico da instituição. "É um trabalho que reflete a produção acadêmica de alta qualidade gerada sob a supervisão e orientação direta dos nossos esforços conjuntos. Cada capítulo deste livro apresenta uma investigação detalhada sobre diferentes aspectos e implementações das TDICs no ambiente educacional", relata Crestani.
O livro conta com nove capítulos: O 1º leva o título "Aplicação das TDIC’S no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Geografia", com pesquisa da acadêmica Alliny Bozaski Elias. No capítulo o tema é "Transição dos professores analógicos para professores digitais: Ensinando em contexto de pandemia da covid-19", com pesquisa da acadêmica Jaqueline Garcia Pomerenig. O capítulo 3 aborda "Reflexões sobre o ensino híbrido e ensino remoto na Educação Infantil: Implicações sobre o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do covid-19", com a pesquisa da acadêmica Lariessa Tailine Stertz.
No capítulo 4 o tema é "Tecnologias digitais de informação e comunicação e uso do Canva For Education em sala de aula", da acadêmica Laisa Oliveira de Souza. O capítulo 5 aborda "A robótica como ferramenta de desenvolvimento de ensino-aprendizagem na Educação Básica", da acadêmica Lucineia de Andrade Ribeiro da Rosa.
O capítulo 6 apresenta "Tecnologias digitais da informação e da comunicação – TDICS – no ensino aprendizagem da Língua Portuguesa: Uma abordagem possível", com pesquisa de Nicoli Cristina Carvalho. Já o capítulo 7 apresenta "O ensino da Língua Portuguesa e Libras durante a pandemia do covid-19: entre o analógico e as TDICS", com pesquisa de Ana Gabriela Gonçalves Lopes.
No capítulo 8 o tema é "Apropriação da cultura digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um estudo de caso da fase I do município de Toledo", com o trabalho da acadêmica Kauane Gabrieli Falera de Lima. O capítulo 9 aborda "A implementação das TDICS na Educação Especial: Avanços e desafios", com a aluna Tania Maria de Sá Castro.
A publicação na íntegra está disponível no link.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel