Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo publica livro sobre a relação entre a legislação e os prédios no centro de Cascavel
Solange Smolarek Dias, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, junto a Hitomi Mukai e Victor Cima, presenteiam a cidade com a obra
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Solange Smolarek Dias, em parceria com os autores Hitomi Mukai e Victor Giron Cima, publicou um novo livro sobre o centro de Cascavel. “Interface do Edifício e a Legislação: a morfologia urbana do ZEA1 - Cascavel/PR” surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso de Victor, aluno de Engenharia Civil da Unioeste, que contou com a orientação da professora e arquiteta Hirome e com a coorientação de Solange.
O livro procura entender como a legislação cascavelense influenciou a construção e formato dos prédios no Centro, levando em consideração também a relação da população da cidade e de seus visitantes com as construções e o ambiente urbano.
Em um exemplo do impacto da esfera legal na construção de edifícios, a professora Hitomi comenta sobre como a alteração legislativa que ocorreu em 2013, que retirou a limitação de altura dos prédios, interferiu na apresentação estética do espaço. “Por conta disso, os prédios apresentam, hoje, a garagem no sobressolo, que implica na construção de fachadas muradas, o que impacta negativamente a qualidade do espaço”, explica.
Victor afirma estar feliz com o resultado do livro e que seus objetivos foram alcançados. “O resultado do livro nos agradou muito! Conseguimos identificar quais parâmetros urbanísticos interferem tanto positivamente quanto negativamente na forma final dos edifícios da cidade, e sugerimos um calibre para eles com a finalidade de promover uma melhor relação dos edifícios com o entorno em que se inserem”, declara.
Pensando nas possibilidades de uso da pesquisa para o bem-estar na cidade, Solange, junto aos demais autores, afirma “presentear” o livro à Cascavel. “Esta é uma cidade empreendedora, inovadora, inclusive dentro do planejamento urbano. Enquanto cidadãos e profissionais da arquitetura e urbanismo, queríamos que esse planejamento seja cada vez melhor. Essa publicação dá alternativas para que essa legislação seja ainda melhor, em uma forma também de homenagear a cidade”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel