Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo apresentam sistemas SIGWEB para municípios paranaenses
Objetivo do sistema é espacializar dados para auxiliar gestores urbanos na tomada de decisões
Os alunos do 10º Período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG, na disciplina de Geoprocessamento, ministrada pelo professor Cezar Rabel, tiveram a oportunidade de realizar a concepção de sistemas SIGWEB.
“O objetivo do sistema é espacializar dados gráficos e alfanuméricos para que os mesmos possam auxiliar gestores urbanos na tomada de decisões, bem como facilitar o acesso da comunidade para diversas informações relacionadas ao município, que vão desde os cadastros urbanos, saúde, segurança pública, transporte, etc”, explica o docente.
A turma apresentou sistemas SIGWEB para cinco municípios do Paraná: Cafelândia, Nova Santa Rosa, Santa Tereza do Oeste, Laranjeiras do Sul e Santa Lúcia. Os sistemas foram inspirados em tecnologias presentes nos grandes centros urbanos, porém atentos às necessidades de cada município atendido.
Na noite da apresentação, estiveram presentes a vice-prefeita eleita do município de Santa Lúcia, Zélia Galvão, e seu assessor Leandro Galvão. Segundo Zélia, todos os trabalhos apresentaram qualidade superior, e merecem atenção por parte dos municípios escolhidos, pois sua eventual aplicação facilitaria a gestão urbana.
A acadêmica do 10º período do curso de arquitetura e urbanismo, Thaisy Marquesini, esteve no grupo que desenvolveu o sistema SIGWEB, chamado GEOAXIS, para atender o município de Santa Lúcia.
“Desenvolver a plataforma GEOAXIS foi uma experiência incrível. Entender como o geoprocessamento pode fazer a diferença na gestão de Santa Lúcia nos fez ampliar a percepção da importância desse sistema. Integrar e especializar dados em forma de mapas, reforçou o poder da tecnologia para melhorar o bem estar da população”, resume a acadêmica.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo