Coordenador de Engenharia Mecânica e Inteligência Artificial publica artigo em que analisa estratégias de serviços públicos da cidade de Las Vegas

A pesquisa procura entender como a tecnologia da informação é usada nas grandes cidades

20/12/2024


Em dezembro,  Sergio Mota, coordenador de Engenharia Mecânica e Inteligência Artificial do Centro Universitário FAG, teve um novo artigo publicado. O estudo, intitulado “Análise das Estratégias Municipais e dos Serviços Públicos com Tecnologia da Informação e suas Relações com a Cidade Digital Estratégica: Estudo de Caso na Cidade de Las Vegas”, foi escrito em parceria com o pós-doutor Denis Rezende. O objetivo da pesquisa é entender como as tecnologias da informação estão sendo aplicadas para aprimorar a gestão pública nas grandes cidades, com foco na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Mota e Rezende realizaram entrevistas com responsáveis pela gestão e tecnologia da cidade, como profissionais de TI e líderes municipais, para entenderem como as tecnologias estavam sendo aplicadas nos serviços públicos. Além disso, analisaram documentos oficiais, como relatórios e planos estratégicos, e observaram diretamente os serviços digitais oferecidos à população. Essa abordagem ajudou a entender como a tecnologia está sendo usada para melhorar os serviços e facilitar o acesso dos cidadãos.

Sobre a importância do estudo, Mota ressalta que as novas tecnologias devem ter seus usos bem calculados, para melhor otimizarem as ações municipais. “A pesquisa oferece uma visão aprofundada sobre como as grandes cidades podem utilizar as ferramentas digitais para tornar os serviços públicos mais eficientes, transparentes e acessíveis, propondo um modelo de gestão que pode ser replicado em outros locais”, declara.

Sobre a iniciativa do artigo, Mota explica que ele faz parte de um grupo de pesquisa de seu programa de doutorado em Gestão Urbana, realizado na PUC PR, em que Rezende é seu orientador. “Tem sido ótima essa parceria e eu tenho aprendido muito. O conceito de cidade digital estratégica é do Denis. O conheci em 2015 (quando ele foi meu orientador de mestrado), e de lá para cá tive o prazer de pesquisar diversas cidades e observar a evolução do tema. Ter este contato direto me permite aprender e pensar novas formas de aplicar tecnologia na gestão pública”, relata.

O artigo foi publicado no 14º volume da revista Thêma et Scientia e pode ser acessado clicando aqui.

1769535818.jpg
Prouni 2026: Faculdade Dom Bosco oferece bolsas de estudo em Estética e Cosmética e Design de Interiores
27
Janeiro
2026 Cascavel
1769463472.jpeg
FAG Toledo: Professor Crestani lança livro sobre Educação Digital como política pública
26
Janeiro
2026 Toledo
1769463176.jpeg
FAG Toledo tem o curso de Pedagogia mais completo da cidade
26
Janeiro
2026 Toledo
1769043481.jpeg
Enamed: curso de Medicina FAG é o melhor entre os Centros Universitários do Paraná
21
Janeiro
2026 Cascavel
1768855136.jpeg
FAG Toledo está com vagas para professor de Engenharia de Software
19
Janeiro
2026 Toledo
1768843825.jpeg
Centro FAG participa de agenda no Ministério da Educação, em Brasília
19
Janeiro
2026 Cascavel
1768840531.jpg
NOTA DE PESAR
19
Janeiro
2026 Cascavel
1768589404.jpg
Use sua nota do Enem e comece a sua graduação no Centro FAG em 2026
16
Janeiro
2026 Cascavel
1767891677.jpg
FAGi: conheça o novo atendente das Clínicas FAG
08
Janeiro
2026 Cascavel
1767739427.jpg
NOTA DE PESAR
06
Janeiro
2026 Cascavel
1767730210.jpeg
FAG Toledo lança edital para contratação de novos professores
06
Janeiro
2026 Toledo
1767099686.jpeg
Doação de livros fortalece acervo da Biblioteca do Centro Universitário FAG
30
Dezembro
2025 Cascavel