Acadêmicos de Jornalismo participam do programa de trainee no Show Rural

Estágio capacita os estudantes para comunicação voltada ao agronegócio

12/02/2025


Durante o Show Rural Coopavel 2025, os acadêmicos do 7º período de Jornalismo Eduardo Romani e Thauana Marin colocam em prática os aprendizados da graduação. Os estudantes do Centro FAG realizam o programa de trainee em comunicação, na assessoria de imprensa do evento. A feira é considerada uma das maiores do mundo no setor.

Os alunos produzem reportagens em vídeos sobre o evento, desde a escolha da pauta até a edição. Os materiais são enviados aos veículos de comunicação de todo país. O coordenador dos cursos de Jornalismo, Fotografia e Produção Audiovisual, Ralph Willians, enfatiza a importância dessa experiência para os acadêmicos.

“Esse evento tem uma importância internacional e representa muito a região oeste”, destaca. “Ter esse contato, conhecer o agro, essa possibilidade conta muito na formação. É uma experiência que levam para vida”.

A acadêmica Thauana acredita que essa é uma oportunidade única. “Contribuir para comunicação do evento e se desafiar no jornalismo audiovisual está sendo muito especial. O estágio no Show Rural propicia aprendizados valiosos, que somente um evento dessa magnitude poderia proporcionar”.

Para Eduardo, o estágio possibilita um mergulho no jornalismo especializado no agronegócio. “Vai muito além do aprendizado com o universo agro. É sobre estar em contato com pessoas que buscam se aperfeiçoar com a troca de conhecimento e experiências”.

O jornalista Jean Paterno, que é assessor de imprensa do Show Rural, ressalta que é uma prática jornalística muito marcante e que a parceria existe há cinco anos. "Eles têm a oportunidade de perceber o funcionamento da assessoria, o relacionamento que existe com os outros jornalistas e profissionais ligados às empresas expositoras, como é o sistema de cobertura, de produção de materiais e distribuição, como é acompanhar um governador, um ministro, ou até um presidente que venha para cá. Percebo que os estudantes têm uma vontade muito grande e um compromisso em seguir honrando essa profissão que é tão nobre", avalia.

1763555164.jpg
Sala das Emoções oferece experiência imersiva no Centro Universitário FAG
19
Novembro
2025 Cascavel
1763502093.jpg
Docente e egresso do curso de Educação Física realizam lançamento de livro sobre LaLiga
18
Novembro
2025 Cascavel
1763487652.jpeg
Professor de Direito do Centro FAG obtém título de Doutor com tese sobre Neurociência e Processo Judicial
18
Novembro
2025 Cascavel
IMG_8427 (1).JPG
City Farm FAG: Setor da Agroindústria incentiva pequenos produtores
18
Novembro
2025 Cascavel
1763415769.jpeg
Alunos de Direito da FAG Toledo comemoram aprovação na OAB
17
Novembro
2025 Toledo
1763413289.jpg
Prêmio Saber: confira os horários das apresentações dos trabalhos
17
Novembro
2025 Cascavel
1763404373.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
17
Novembro
2025 Cascavel
1763077393.jpeg
FAG Toledo divulga resultado oficial dos projetos vencedores do Summit de Inovação
13
Novembro
2025 Toledo
1763076925.jpeg
Feira do Empreendedorismo mostra potencial e organização dos alunos da FAG Toledo
13
Novembro
2025 Toledo
1763070063.jpg
Criatividade e técnica marcam Projeto Charrete 2025
13
Novembro
2025 Cascavel
1763066769.jpeg
Summit da FAG Toledo reúne inovação e desenvolvimento social em projetos acadêmicos
13
Novembro
2025 Toledo
1762995044.jpg
Acadêmicos de Educação Física participam da capacitação do Verão Maior Paraná
12
Novembro
2025 Cascavel