Calouros de Arquitetura e Urbanismo são recebidos com dinâmicas e atividades com veteranos

Durante toda a primeira semana de aula, os novos acadêmicos participaram de atividades de integração

21/02/2025


O ano letivo do Centro Universitário FAG teve início nesta segunda-feira (17), e os calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo foram recebidos de forma especial pelo corpo docente e pelos seus veteranos, que organizaram uma semana inteira de atividades e dinâmicas em grupo. 

A primeira atividade, realizada na aula do professor Cezar Rabel, foi a produção da cápsula do tempo da turma - em que cada estudante produziu um material que os representa neste momento -, que será aberta no final do curso. 

A segunda dinâmica foi realizada na aula do professor Arthur Lorenzo. Nela, os estudantes trabalharam em grupo para descobrir mais sobre as disciplinas do curso, debatendo suas expectativas para cada uma delas. Outra dinâmica especial foi realizada na aula da professora Gabriela Bandeira. O chamado “Quiz do CAUFAG” desafiou os estudantes a demonstrarem seus conhecimentos sobre os professores e o Centro FAG. 

Por fim, finalizando a semana, os calouros participaram de uma caça ao tesouro pelo campus. A turma se dividiu em cinco grupos e, com a ajuda de pistas, partiram em busca do prêmio. O exercício desafiador promoveu a integração dos alunos, mostrando um dos princípios da trajetória acadêmica, que é o trabalho em equipe.

A acadêmica do 3º período Ana Carla Bayer, que atuou na organização da recepção, conta que os veteranos se esforçaram para tornar o momento especial. "A gente lembra bem como foi chegar na faculdade com tantas expectativas e dúvidas, então pensamos em cada detalhe para que os calouros se sentissem acolhidos. Foi muito gratificante ver o entusiasmo deles participando das dinâmicas e criando laços já nos primeiros dias”, conta. 

Solange Smolarek Dias, coordenadora do curso, destaca a importância dessa semana especial. “Essa recepção já se tornou uma tradição no curso, e faz toda a diferença para os novos acadêmicos. Mais do que apresentar a estrutura da faculdade, essas atividades ajudam a construir um ambiente colaborativo desde o início, algo essencial para a formação em Arquitetura e Urbanismo”, conclui. 


1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel
1774917488.jpg
Centro FAG e APAE Cascavel promovem palestra sobre inclusão e Síndrome de Down
30
Março
2026 Cascavel
1774915677.jpg
Setor Social da FAG promove palestra com pais de participantes do Programa Jovem Aprendiz
30
Março
2026 Cascavel
1774912832.jpeg
Egresso do curso de Ciências Contábeis é aprovado no Mestrado na Unioeste
30
Março
2026 Cascavel
1774903749.jpeg
Zênite: startup desenvolvida no Centro FAG conquista premiação no 36º Congresso Brasileiro de Zoologia
30
Março
2026 Cascavel
1774903641.jpeg
Aula Magna da FAG Toledo debate empregabilidade com gestores da Coamo e Prati-Donaduzzi
30
Março
2026 Toledo
1774903343.jpeg
Projeto de extensão “Horta na Comunidade” une cursos de Agronomia e Psicologia do Centro FAG
30
Março
2026 Cascavel
1774902660.jpeg
Professor do Centro Universitário FAG conclui doutorado em Educação
30
Março
2026 Cascavel
1774902379.jpg
Curso de Direito promove 2º Papo Jurídico com foco em concursos públicos
30
Março
2026 Cascavel
1774554544.jpeg
Centro FAG abre pré-seleção para atletas participarem dos Jogos Universitários do Paraná
26
Março
2026 Cascavel