Curso de Psicologia participa do XVIII Encontro Paranaense de Psicologia

Dois trabalhos acadêmicos da Instituição foram premiados no evento

07/03/2025


De 12 a 15 de fevereiro foi realizado o XVIII Encontro Paranaense de Psicologia, em Maringá, no norte do estado. Acadêmicos e professores do curso de Psicologia Centro FAG do curso participaram como monitores do evento, apresentando trabalhos, coordenando mesas e avaliando projetos. Com o tema ‘’Decolonizar saberes, resgatar a história e cultivar o futuro ancestral’’, a conferência buscou consolidar  práticas dialógicas e antirracistas.  

As modalidades dos trabalhos foram: relatos de experiência e inquietações teóricas.A aluna Anne Paim, do 7° período, foi premiada em duas categorias: 1º lugar com o relato de experiência denominado "Arteterapia como cultivo do futuro ancestral em clínicas de reabilitação", no eixo "Futuro Ancestral"; e 3º lugar na categoria de relatos de experiência, com o trabalho do coletivo “Uni(di)versidade”, na temática "Decolonizar Saberes".

Ao todo, 14 integrantes do Centro FAG participaram do evento: os alunos Anne Paim Zandoná, Isabela Barbara Bodanese, Erika Aparecida da Silva, Helena Mansur, ⁠Luany Bombonatto Siqueira, Gabriel Henrique de Oliveira, Isabella Vilas Boas, Eduarda Paloma Gregolon e Angeline Girotto; e os docentes João Eduardo Cordeiro Pereira, Yana Linhares, Luiz Fernando Granetto, Silvana Moreira e Claudia Barbosa.

Anne ressalta a contribuição do evento em sua jornada acadêmica e uma perspectiva futura. ‘’Estar ali com pessoas tão importantes pro cenário atual da psicologia, e com temas tão pertinentes, me motivou e me motiva a cada dia melhorar como indivíduo e futura profissional da área de Psicologia. Ter conseguido tais premiações me fortaleceu e só tenho a agradecer”, expressa.

A parceria entre o CRP-PR (Conselho Regional de Psicologia) e o Centro FAG foi primordial para a participação dos alunos e professores no encontro, sendo providenciado transporte para o local do evento, auxílio durante premiações, avaliações e todo o restante da conferência.

A coordenadora do curso, Cláudia Barbosa, avalia a importância do envolvimento de todos: “A participação no evento reforça o compromisso do curso de psicologia da FAG com a formação de seus estudantes e com a produção de conhecimento específico para a realidade social. Além disso, fortalece a inserção dos acadêmicos no cenário profissional e na construção de uma psicologia mais plural e acessível”, conclui.

Reportagem escrita por Leonardo Cooper Maciel e Izaque do Carmo











1767739427.jpg
NOTA DE PESAR
06
Janeiro
2026 Cascavel
1767730210.jpeg
FAG Toledo lança edital para contratação de novos professores
06
Janeiro
2026 Toledo
1767099686.jpeg
Doação de livros fortalece acervo da Biblioteca do Centro Universitário FAG
30
Dezembro
2025 Cascavel
1767099570.jpg
Programa de Bariátrica das Clínicas FAG promove atividade nutricional com pacientes
30
Dezembro
2025 Cascavel
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo