Congresso de Educação da FAG Toledo aborda os temas neuropsicologia e aprendizagem
Evento contou com palestras de profissionais da área e é organizado pelos colegiados de Letras e Pedagogia
A FAG Toledo realizou na noite desta terça-feira (29) o III Congresso de Educação da instituição. O evento é organizado pela coordenação dos cursos de Licenciatura, que contempla os cursos de Letras Língua Portuguesa e Inglesa e Pedagogia. O tema deste ano foi "Abordagem neuropsicológica na Educação: Como as funções cognitivas podem ser potencializadas no ambiente de aprendizagem". "É um tema importante para os nossos acadêmicos, pois trata da questão de equilibrar as dificuldades de aprendizagem dos neuro divergentes com outras questões de dificultam a aprendizagem na contemporaneidade", afirma o coordenador Ney Arboleya.
A palestra de abertura do congresso foi com a psicóloga clínica Sandra Cristina Boufleur, que atua fortemente na área da psicologia escolar, neuropsicologia, psicanálise, inclusão e adaptação curricular. "É necessário problematizar sobre as áreas da neuropsicologia, avaliando o quanto é importante o papel dos professores neste processo, desde o encaminhamento de crianças e adolescentes com dificuldade e elaboração de um plano de aprendizado", alerta a convidada. "Temos uma perspectiva de os transtornos serem só tratados com medicação e precisamos abrir estes horizontes e dizer o quanto a educação hoje está sendo convidada a fazer uma intervenção diária nas dificuldades e potencialidades cognitivas que nós avaliamos", complementa a especialista.
O congresso encerrou com a palestra do médico Christofer Moraes Balen, especialista em psiquiatria e medicina da família. Dentro do tema da noite, o convidado trouxe relatos de suas experiências dentro do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), com atendimento infanto-juvenil. Nos últimos anos, de acordo com o profissional, os casos de transtornos mentais aumentaram exponencialmente entre os mais jovens. O médico afirmou que o abuso de substâncias, o uso exagerado de telas e a pandemia da COVID-19 são fatores que contribuíram para o quadro. Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura, que atuam ou vão atuar diretamente com este público no ambiente escolar, ficaram atentos à explanação, que evidenciou a necessidade de uma atuação multidisciplinar com a Educação, a fim de reduzir os danos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel