Docente do Centro Universitário FAG publica livros sobre história e educação em Cascavel
Obras produzidas serão integradas ao acervo da Biblioteca da FAG
Gracieli Schubert, docente do Centro Universitário FAG e do Colégio FAG, é autora dos livros que abordam a memória histórica e práticas educativas de Cascavel. As publicações foram desenvolvidas em parceria com a pastora Sandra Kamien e com a professora do Colégio FAG, Bárbara Venturini e são fruto de pesquisas e entrevistas realizadas ao longo dos últimos anos. Foram lançadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel.
Alguns exemplares foram entregues na Biblioteca Pública do Paraná e em breve serão entregues para integrarem o acervo da Biblioteca do Centro FAG para consulta e empréstimos. Os exemplares também serão distribuídos em espaços públicos, garantindo o acesso da comunidade ao conhecimento produzido.
Entre os títulos, o livro “São João D’ Oeste” aborda a trajetória do Distrito de São João, o mais antigo da zona rural de Cascavel, resgatando fatos que remontam à presença de povos indígenas na região, desde milhares de anos, até a chegada dos pioneiros que fundaram o distrito. Já o livro “Práticas Educativas em Museus Históricos”, é direcionado a práticas de ensino em museus, trazendo experiências que podem inspirar professores e profissionais da área.
A obra realizada em parceria com a pastora Sandra e a professora Bárbara, nomeada “Trajetória Histórica da Comunidade Luterana", narra a história da Comunidade Luterana de Cascavel, desde sua fundação na década de 1950 até os dias atuais, com as autoras Gracieli Schubert, Bárbara Venturini e a pastora Sandra Kamien
A professora Graci Schubert também é coordenadora do Núcleo Histórico da FAG, espaço dedicado à preservação de documentos, objetos e registros da história do Centro FAG. Ela destaca a importância do alcance desses livros para cidade. “É uma alegria compartilhar esses livros com a comunidade acadêmica e com a população. São conhecimentos construídos ao longo de anos, que agora podem inspirar novos projetos e resgatar a memória histórica da nossa região”, relata Graci Schubert.
A professora Bárbara Venturini, do colégio FAG, destaca o valor afetivo de uma das obras: “Foi uma experiência muito significativa registrar a história da Comunidade Luterana de Cascavel, que também é uma igreja que fez ano passado, 200 anos de presença luterana no Brasil, que também é a minha comunidade de fé, onde construí parte da minha trajetória. Nosso desejo com o livro é testemunhar uma fé engajada no Evangelho, que é marca da nossa comunidade, e tornar essa história conhecida pelas futuras gerações ", destaca.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo