Cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Estética e Cosmética realizam Semana Acadêmica Integrada

Evento promoveu aprendizado prático, troca de experiências e atualização profissional

30/10/2025


De 20 a 24 de outubro, o Centro Universitário FAG realizou a Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Estética e Cosmética, reunindo palestras, mesas-redondas e oficinas voltadas ao aprimoramento acadêmico e profissional dos estudantes.

A abertura do evento foi marcada por duas palestras que abordaram temas atuais e de grande relevância para as áreas da saúde: “Novas fronteiras na Fisioterapia”, ministrada por Daniele Bernardi, e “Protagonismo da pessoa idosa dentro da ILPI”, conduzida por Amanda Brissi. Ambas as falas destacaram a importância de uma atuação humanizada e multidisciplinar, alinhada às transformações do cenário contemporâneo.

No dia 21, os acadêmicos de Terapia Ocupacional participaram de mesas-redondas sobre Atenção Primária à Saúde Mental e Neurodivergência, com a presença dos profissionais Ana Weber, Patrícia Hoffmann, Viviane Gramagol, Marcos Diel, Valquíria Silva e Natália Coronado. As discussões trouxeram reflexões sobre o papel do terapeuta ocupacional na promoção da saúde e na inclusão social, reforçando o compromisso da profissão com o cuidado integral.

As noites seguintes foram dedicadas às oficinas práticas, que envolveram acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética. Mais de dez atividades foram conduzidas por profissionais convidados, que compartilharam técnicas, vivências e experiências de mercado. Entre os temas abordados estiveram a fisioterapia vestibular, as disfunções cervicais, a fisioterapia desportiva, o atendimento domiciliar em pacientes com lesão medular, a ventilação mecânica, as disfunções sexuais dolorosas e a fisioterapia musculoesquelética, além de oficinas voltadas à pediatria, terapia manual e cardiopulmonar.

Os acadêmicos de Estética e Cosmética também participaram de oficinas práticas de injetáveis, ministrada por Patrícia Knecht; limpeza de pele multifuncional, conduzida por Suelen Garbin Cattani; Tricologia Aplicada à Estética, ministrada por Patrícia Rosa Lucca; e Tecnologia Scizer, com Luana Antunes. 

Já os alunos de Terapia Ocupacional encerraram a programação com a oficina “Adaptações Criativas na Área Escolar”, ministrada por Ana Luiza Ribeiro Horst, explorando novas estratégias de inclusão e inovação no ambiente educacional.

De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Leda Paes, a Semana Acadêmica Integrada é um espaço essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos. “A Semana Acadêmica é sempre um momento de troca e crescimento. Nossos alunos vivenciam experiências que ultrapassam a sala de aula, conhecem novas realidades e se inspiram em profissionais que já transformam o mercado. É um período de aprendizado intenso, mas também de pertencimento e motivação para seguir com propósito na carreira”, destaca.




1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel
1774917488.jpg
Centro FAG e APAE Cascavel promovem palestra sobre inclusão e Síndrome de Down
30
Março
2026 Cascavel
1774915677.jpg
Setor Social da FAG promove palestra com pais de participantes do Programa Jovem Aprendiz
30
Março
2026 Cascavel
1774912832.jpeg
Egresso do curso de Ciências Contábeis é aprovado no Mestrado na Unioeste
30
Março
2026 Cascavel
1774903749.jpeg
Zênite: startup desenvolvida no Centro FAG conquista premiação no 36º Congresso Brasileiro de Zoologia
30
Março
2026 Cascavel
1774903641.jpeg
Aula Magna da FAG Toledo debate empregabilidade com gestores da Coamo e Prati-Donaduzzi
30
Março
2026 Toledo
1774903343.jpeg
Projeto de extensão “Horta na Comunidade” une cursos de Agronomia e Psicologia do Centro FAG
30
Março
2026 Cascavel
1774902660.jpeg
Professor do Centro Universitário FAG conclui doutorado em Educação
30
Março
2026 Cascavel
1774902379.jpg
Curso de Direito promove 2º Papo Jurídico com foco em concursos públicos
30
Março
2026 Cascavel
1774554544.jpeg
Centro FAG abre pré-seleção para atletas participarem dos Jogos Universitários do Paraná
26
Março
2026 Cascavel