Projeto de Fotografia de Parto registra momentos únicos em parceria com o Hospital São Lucas

Acadêmicas vivenciaram na prática o desafio e a emoção de fotografar famílias atendidas pelo SUS

11/11/2025


No dia 14 de outubro, o Curso de Fotografia do Centro Universitário FAG, por meio da disciplina Projeto de Extensão (PROEX), realizou o Projeto Fotografia de Parto, em parceria com o Hospital São Lucas. A ação contou com a participação de gestantes atendidas pelo SUS, proporcionando um momento único de aprendizado e emoção para as acadêmicas envolvidas e para as famílias participantes.

A coordenadora do projeto, Luana Maria Strapasson, explica que a proposta visa aproximar os estudantes dessa área específica, unindo teoria e prática em uma experiência real. “O projeto tem como objetivo aproximar as acadêmicas da área de fotografia de parto, promovendo o desenvolvimento de competências teóricas, técnicas e práticas essenciais para uma atuação qualificada no mercado de trabalho. As alunas foram acompanhadas por mim durante todo o processo, tirando dúvidas e agregando conhecimento na prática. Foi muito gratificante ver a realização desses futuros profissionais e também a alegria das famílias beneficiadas com esse projeto”, destaca.

Para as acadêmicas, a vivência foi marcada por emoção e aprendizado. A estudante Vanessa Amaral Diniz, do 4º período, conta que participar do projeto foi a realização de um sonho. “Como estou construindo meu portfólio sobre fotografia de parto, participar desse projeto foi profundamente realizador. Fiquei muito feliz e emocionada, foram fortes emoções do início ao fim. Quando a gestante aceitou ser fotografada, meus olhos se encheram de lágrimas”, relata.

A acadêmica Raíssa Vitória Ferreira Ramos, do 4º período, compartilhou sentimento de emoção. “Foi uma das melhores práticas que participei. Essa área me chamou muita atenção para seguir futuramente. A professora Luana sempre nos auxiliou durante a prática. Foi maravilhoso! Estou ansiosa para acompanhar um parto normal agora”, comenta.

Além dos estudantes, as famílias atendidas expressaram profunda gratidão. Andressa Biazibetti, mãe do bebê Arthur, se emocionou ao rever as imagens do parto. “Eu tô até sem palavras! Que lindo, que especial poder rever esse momento com outro olhar. Ficaram tão lindas, eu tô emocionada e ainda melhor com esses registros que vou poder eternizar”, declarou.

1763555164.jpg
Sala das Emoções oferece experiência imersiva no Centro Universitário FAG
19
Novembro
2025 Cascavel
1763502093.jpg
Docente e egresso do curso de Educação Física realizam lançamento de livro sobre LaLiga
18
Novembro
2025 Cascavel
1763487652.jpeg
Professor de Direito do Centro FAG obtém título de Doutor com tese sobre Neurociência e Processo Judicial
18
Novembro
2025 Cascavel
IMG_8427 (1).JPG
City Farm FAG: Setor da Agroindústria incentiva pequenos produtores
18
Novembro
2025 Cascavel
1763415769.jpeg
Alunos de Direito da FAG Toledo comemoram aprovação na OAB
17
Novembro
2025 Toledo
1763413289.jpg
Prêmio Saber: confira os horários das apresentações dos trabalhos
17
Novembro
2025 Cascavel
1763404373.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
17
Novembro
2025 Cascavel
1763077393.jpeg
FAG Toledo divulga resultado oficial dos projetos vencedores do Summit de Inovação
13
Novembro
2025 Toledo
1763076925.jpeg
Feira do Empreendedorismo mostra potencial e organização dos alunos da FAG Toledo
13
Novembro
2025 Toledo
1763070063.jpg
Criatividade e técnica marcam Projeto Charrete 2025
13
Novembro
2025 Cascavel
1763066769.jpeg
Summit da FAG Toledo reúne inovação e desenvolvimento social em projetos acadêmicos
13
Novembro
2025 Toledo
1762995044.jpg
Acadêmicos de Educação Física participam da capacitação do Verão Maior Paraná
12
Novembro
2025 Cascavel