Alunas da FAG Toledo vencem Summit de Inovação com projeto para crianças autistas
Jogo de tabuleiro criado pelas estudantes propõe melhorar a comunicação de crianças diagnosticadas, verbais e não verbais
A equipe vencedora do melhor projeto do 1º Summit de Inovação da FAG Toledo recebeu os certificados das mãos da coordenadora administrativa, Maristela Bendo. O projeto “Aquarelândia”, um jogo de tabuleiro inovador pensado para a inclusão e a melhora da comunicação de crianças com espectro autista, recebeu a melhor nota entre os 17 projetos avaliados. "Ficamos muito orgulhosos com a ideia, com a maneira como vocês a executaram e com o quanto essa proposta pode ser útil para a sociedade. É muito satisfatório sabermos que, quando incentivamos a inovação dos nossos alunos, projetos como este podem ser pensados e desenvolvidos", comemora Maristela, que, além da certificação, também realizou a entrega da premiação em dinheiro às alunas. "Fizemos testes com professores, com alunos e tivemos um retorno muito bom; foi uma proposta muito bem aceita. Nossa ideia realmente pode ser útil para melhorar a comunicação dessas crianças e fazer com que as demais pessoas entendam melhor a maneira como elas se expressam e se comunicam", relata a acadêmica Gabriela Antunes de Andrade.
"A ideia foi criar algo colorido para tirar as crianças da tela. Fizemos um teste em um centro de educação da região, e os professores e terapeutas afirmaram que era um projeto viável. A partir daí, desenvolvemos o jogo, que tira a criança da tela colorida e a coloca em um universo também colorido, incluindo crianças a partir de quatro anos com TEA, verbais e não verbais", explica a aluna Heloisa Vitória Costa de Meneses. "O nosso desafio surgiu em sala de aula, quando fomos convidados a desenvolver um projeto ou produto pensado para pessoas com deficiência intelectual, e então surgiu toda a proposta. Ganhar o Summit não estava nos planos; foi uma grande surpresa e muito satisfatório, pois entendemos que se trata de um projeto útil para a sociedade", comemora a acadêmica Melissa de Oliveira Lima.
As acadêmicas são do curso de Publicidade e Propaganda. O projeto foi orientado pelas professoras Alanis Almeida e Clara Franzmann.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel